Aromaterapia: a cura pelos aromas

Postado em 21 de dezembro de 2018

Aromaterapia é o termo que foi usado pela primeira vez em 1928, pelo químico francês René Maurice Gattefossé. A terapia dos aromas é o conjunto de formas terapêuticas que se vale dos princípios ativos dos óleos essenciais para prevenir e auxiliar no processo de cura de males físicos, emocionais e mentais. A técnica não é só eficaz, mas muito prazerosa para se alcançar o bem-estar em todos os níveis. Suas formas terapêuticas incluem massagens, banhos, a utilização de aromas nos ambientes de casa e do trabalho para aumentar a intimidade, a criatividade, a concentração, a paz interior ou outra característica que a pessoa desejar.
Óleos essenciais: São extratos concentrados de plantas aromáticas retirados das folhas, flores, frutos, sementes, lenho e raízes. Diferente das essências, que são composições químicas artificiais e sem função terapêutica.
A rota dos aromas: A partir do nariz ou da pele, os óleos essenciais seguem para todo o corpo. O cheiro entra no nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por intermédio dos cílios nasais. Os nervos olfativos, que estão diretamente ligados ao cérebro, enviam impulsos nervosos para o sistema límbico. Espécie de arquivo de cheiros, sensações e emoções, o sistema límbico repassa a informação para a hipófise, que distribui para outras glândulas do corpo, influenciando na produção de hormônios, no ritmo dos batimentos cardíacos e da respiração, funções metabólicas, digestivas, circulatórias, etc.
Confira algumas dicas de como utilizar a aromaterapia
Nariz entupido de crianças: 2 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos em 1 colher de sopa de leite gordo. Despeje a mistura na água quente do banho noturno.
Assadura em bebês: 3ml de óleo de semente de uva, 1 gota de óleo essencial de Lavanda. Misture os óleos e aplique na área a ser tratada, geralmente desaparece após a terceira aplicação.
Intestino preso: 5 ml de óleo vegetal de semente de uva, 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 2 gotas de óleo essencial de laranja doce. Misture os óleos e massageie suave e profundamente o abdome no sentido horário, principalmente pela manhã.
Enxaqueca: 3ml de óleo de amêndoas, 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta e 2 gotas de óleo essencial de Lavanda. Em uma tigela com água morna acrescente todos os óleos, mergulhe um pano limpo na mistura e torça-o. Mantenha a compressa na testa até que atinja a temperatura corporal. Repita 3 vezes.
Ansiedade: 7 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de óleo essencial de Laranja doce em 1 ml de óleo vegetal. Completar com água no difusor elétrico.
Insônia: 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 1 ml de óleo vegetal. Completar com água no difusor elétrico. Usar no quarto.

Por: Camila Vieira
Naturóloga, pós-graduada em Acupuntura, terapeuta especialista em Biosinérgicos Quânticos e Irisdiagnose Clínica
Fone: (11) 98467-8561

Compartilhar

Tags

Outros Posts