Xenobióticos x queda capilar

Postado em 31 de outubro de 2022

Do grego, xenos = estranho e bio = vida, xenobióticos são compostos químicos não pertencentes a um organismo ou sistema biológico, mas que, de alguma forma, estão ali. O termo também é aplicado a substâncias presentes em concentrações muito mais elevadas que o nível normal.
No mundo avançado em que vivemos estamos expostos diariamente aos mais variados tipos de contaminantes prejudiciais a nossa saúde. Infelizmente estes inimigos “ocultos” podem estar presentes, por exemplo, no nosso banho, proveniente do sabonete, shampoo, cremes corporais e até mesmo na água do banho, no amaciante usado nas toalhas…
Esses agentes desequilibram nosso organismo, podem provocar doenças e consequentemente acontece a queda de cabelo.
Alguns, muito comuns, encontrados em shampoo, desodorante, cosméticos em geral, são:
Alumínio – encontrado no desodorante, adstringentes – gera radicais livres no organismo, provocando envelhecimento acelerado da pele e aparecimento precoce de rugas, podendo também provocar anemia crônica, déficit de memória e concentração, entre outros.
Triclosan – (cloxifenol, 2,4,4 – trichloro-2-hydroxy-diphenyl-ether, 5-chloro-2-(2,4- dichlorophenoxy)phenol ). Encontrado em desodorantes líquidos ou em barra, sabonetes líquidos, sabonetes antissépticos, produtos para banho, emulsões, shampoos, produtos para barbear, pastas de dente, entre outros.
Formaldeído (formol, formalina, aldeído fórmico e oximetileno) – substância usada como conservante – cancerígena, podendo ser encontrado em germicidas e fungicidas agrícolas e formulações cosméticas como os conservantes, antissépticos, antiperspirantes, desodorizantes e endurecedores de unha.
Parabenos (Alquil parahidroxibenzoato e metil/etil/butil/isobutil parabeno, Nipagin (Metil parabeno) e Nipazol (propilparabeno), muito encontrado nas formulações cosméticas como cremes, loções, desodorantes, shampoo, máscara capilar, entre outros.
Fazer trocas inteligentes como, por exemplo, de desodorante sem alumínio, não consumir produtos alimentícios ou cosméticos que estejam em embalagens metalizadas, não usar limpa alumínio nas panelas, não usar shampoo e sabonetes perolados, ter um filtro na saída da caixa d’água para limpar excesso de cloro e metais pesados, ler os rótulos, usar produtos naturais, perguntar para si mesmo se vale a pena colocar a sua saúde e a de outros em risco para ter um cabelo liso, são algumas ações que podemos tomar para evitar esta contaminação.
Outro fator importante é ter uma alimentação / suplementação rica em vitamina C, b12, b6, b9, fazer o uso de chás, escalda pés, tomar água de boa qualidade, tudo isso irá colaborar no processo de detoxificação dos metais pesados.
Com pequenas ações podemos ter níveis ótimos de saúde e consequentemente cabelos, pele e unhas excelentes.

Andressa Jácomo
Crefito-3 /149542-F
Tricologista e Terapeuta Capilar
Formada pela Academia Brasileira de Tricologia
Contato: (11) 99544-9684
Compartilhar

Tags

Outros Posts