Terapia endovenosa em nutrologia

Postado em 30 de outubro de 2017

Cesa

A Nutrologia atua na correção de hábitos nutricionais inadequados, e compreende a reorientação científica do uso de alimentos quanto à qualidade, quantidade, composição, balanceamento de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras e água, que sejam indispensáveis ao equilíbrio das reações químico-físicas de todo o organismo, detectando e corrigindo as intoxicações provenientes do ar, solo e água, assim como as substâncias ingeridas junto aos alimentos – conservantes, corantes, acidulantes, agrotóxicos, adoçantes e minerais tóxicos. Orienta, também, o indivíduo na promoção de hábitos saudáveis em relação a trabalho, lazer, bem-estar, convívio social e familiar, atividade física, objetivos de vida e a combater hábitos perniciosos, tais como o tabagismo, excesso de álcool, a automedicação e uso de drogas que provoquem dependência. Esta coleção de desvios levam ao chamado estresse oxidativo, tipo de estresse originado de processos orgânicos, e se manifesta no indivíduo na forma de Estresse Químico, Emocional, Físico e Infeccioso, e por conseguinte aumenta o risco de se contraírem doenças.
A prevenção e correção deste desequilíbrio se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos, e também do combate aos radicais livres. O equilíbrio metabólico e energético é básico a todas as especialidades médicas. Das centenas de substâncias que entram nos processos metabólicos, todas são sintetizadas no organismo, com exceção dos chamados nutrientes essenciais que deverão ser introduzidos prontos do meio externo pela alimentação e/ou suplementação. Esses nutrientes, além da água e do oxigênio, são: aminoácidos, ácidos graxos essenciais, vitaminas, sais minerais e bioflavonóides.

Terapia endovenosa
A atuação da terapia endovenosa (soroterapia) e intramuscular é alcançada justamente em nível molecular, através de suplementações. Consiste na administração de uma gama de substâncias por via endovenosa, que incluem desde vitaminas, oligoelementos, sais minerais, aminoácidos, antihomotóxicos, antiaoxidantes, quelantes, até mesmo medicações alopáticas. Tem como objetivo a melhora do quadro clínico do paciente, por oferecer terapeuticamente substâncias em concentrações mais elevadas e constantes, a serem aproveitadas e assimiladas pelos órgãos alvo, não havendo perdas dessas substâncias para outros espaços, ou mesmo não havendo a probabilidade de inadequada absorção de nutrientes via oral, seja por uma alteração de barreira intestinal, ou mesmo por qualquer comprometimento do trato digestivo. É especialmente indicada no suporte ao paciente após cirurgias bariátricas.
A terapia endovenosa pode trazer um grande benefício ao organismo, pois não há perda de substância por outros sistemas (ex: fezes), sendo levadas rapidamente aos órgãos e tecidos, evitando reações adversas que ocorrem por medicações administradas por via oral, como vômitos, dor no estômago, diarreia etc., podem ser administradas em baixas concentrações, sem efeito colateral. Muitos pacientes com deficiência vitamínica tem diminuição da absorção gastrointestinal devido a intolerâncias alimentares, doenças que levam inflamação da mucosa intestinal e o próprio envelhecimento. Na Terapia Endovenosa ocorre a administração de substâncias farmacêuticas, na maioria naturais, por via endovenosa. O objetivo é a melhora e recuperação do quadro clínico do paciente o mais rápido possível.
Estudos comprovam que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos.

Por: Doutor Caruso
CESA – Centro Especializado em Saúde de Arujá – e CESA Estética
Contato: 4652-5035 / 97100-8881
www.cesaesteticaesaude.com.br

Compartilhar

Tags

Outros Posts