A pandemia e as mudanças nas relações de trabalho

Postado em 20 de julho de 2020

A pandemia do coronavírus ocasionou uma crise mundial no mercado de trabalho, onde milhões de pessoas perderam seus empregos, principalmente na economia informal. Isso tem causado a perspectiva de termos a maior crise social das últimas décadas.
Mediante isso, novas tendências ficaram em evidência no mercado de trabalho por conta das restrições de deslocamento e distanciamento social impostas para conter a propagação do vírus. Como, por exemplo, o home office, que já era um modelo adotado por startups e até mesmo aplicado por grandes empresas em dias específicos da semana. E que agora passou a ser o “novo normal” para empresas de todos os tamanhos. Portanto, tornou-se necessário que os trabalhadores possuam em suas residências uma estrutura minimamente adequada com internet, mobiliários e dispositivos que permitam a comunicação remota entre as empresas e as equipes de trabalho para ser possível a execução das tarefas com bons resultados e produtividade.
Inegavelmente as tecnologias digitais têm sido fundamentais nessa transição do ambiente físico para o virtual. Porém não elimina a necessidade do profissional ser disciplinado e criar uma rotina de horários para conseguir conciliar a vida profissional e pessoal no mesmo local. Além disso o controle do empregador passa a ser além da jornada de trabalho e estabelece-se um vínculo de metas ainda maior a serem alcançadas. Entre as mudanças na organização do trabalho houve também a flexibilização de horários, do começo ao fim da jornada.
Quanto ao trabalho remoto há controvérsias. Mas é um grande desafio na realidade, principalmente para as empresas tradicionais e seus funcionários se adaptarem rapidamente ao novo cenário de trabalho, estando sob pressão, isolamento e “limitados” ao ambiente virtual. Ao mesmo tempo ferramentas e plataformas de colaboração, comunicação, brainstorming, armazenamento e compartilhamento de arquivos crescem exponencialmente para integrar e dar maior autonomia, com comprometimento e clareza na troca de informações entre os profissionais e empresas durante o trabalho remoto. Ainda assim há profissionais que não se adaptam, o que tem tornado comum o aparecimento de problemas físicos e mentais.
Com o trabalho on-line cresce a demanda por trabalhadores qualificados e multidisciplinares, ou seja, especializados em determinada área, porém com conhecimentos gerais sobre diversos assuntos para que tenham a capacidade de elaborar seu trabalho com eficiência e menos recursos, pois a multidisciplinaridade o torna mais criativo e apto a solucionar possíveis problemas.
Paralelamente os trabalhadores mais velhos e experientes prolongaram sua vida profissional com tantos recursos no ambiente on-line. Enquanto os profissionais que lutam diariamente na linha de frente contra a Covid-19 e em serviços essenciais, ganharam maior reconhecimento e valorização.
Também ocorreram mudanças nos processos seletivos de profissionais. Em síntese as entrevistas presenciais de emprego, bem como a integração de novos funcionários contratados passaram a ser totalmente on-line.
De fato, enquanto o mercado de trabalho e a economia retraíram, as empresas sofreram uma aceleração digital nunca vista antes, sendo forçadas a repensar seu modus operandi e adotar modelos de negócios e tecnologias que antes mesmo da pandemia já vinham sendo apontadas como promissoras, mas que ainda assim não eram usadas por muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias.
Por fim, com todos os impactos causados no mercado de trabalho e as mudanças de comportamento, jamais se utilizou tantos aplicativos de serviços. Bem como a segurança nos locais de trabalho não será mais a mesma, agora com protocolos de saúde que preservam o distanciamento social e bem estar de todos.

Por: Lusia Estevão de Queiroz
Gestora de recursos humanos e administradora de empresas
Proprietária da Zelar Empregos e Serviços
Contato: 4651-4343
contato@zelarempregos.com.br
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