A música como profissão para o jovem empreendedor

Postado em 5 de março de 2020

Aquela história de que o estudo musical era um complemento educacional para crianças bem nascidas ficou no passado. Hoje, cada vez mais jovens veem a carreira musical como profissão, e não é para menos. O pungente mercado musical vem se firmando como próspero e promissor para quem tem talento.
A fusão de internet, tecnologia e música virou a indústria fonográfica de pernas para o ar. A música digital mudou todos os paradigmas que até então se conheciam e praticavam.
A iniciação musical começa pela escolha de um instrumento e pode ser inserido na mais tenra idade. A partir daí, pode-se medir o interesse e o talento de cada um e separar o hobby da profissão, feita essa escolha, há um mundo sem limites a explorar. O primeiro passo pode ser o curso técnico, que abre espaço para várias profissões e depois a licenciatura e bacharelado, já em nível universitário, que abre caminho para atuar em orquestras, bandas ou até carreira solo.

Frentes de trabalho
Dentro do mundo infinito musical, as carreiras mais procuradas por alunos são canto, execução de instrumento, jingles, trilhas para filmes, novelas ou peças teatrais, composição e arranjos, regência, produção musical, além do business. “O business funciona como um mercado de bastidores, e hoje é altamente promissor. Ele abrange o empresário artístico, o qual deve ser um entendedor de música aliado a competências gerenciais; o produtor de shows, cuja função é a de contratar artistas que lotem grandes casas; produtor musical, que é o responsável por guiar todo o processo de gravação, seja para um CD, um clip ou uma matriz para a gravadora, entre outras inúmeras atividades”, explica Clodoaldo de Campos Silva, diretor musical do Conservatório Musical de Mogi das Cruzes, o único da região do Alto Tietê a oferecer diploma de Curso Técnico em vários instrumentos.
Segundo Clodoaldo, várias bandas compostas por alunos já nasceram dentro do próprio conservatório. “Prova disso foi a nossa audição no final de 2019 no Theatro Vasques. O pessoal se juntou e fez uma bela apresentação de canto e execução. Nossas audições são bastante concorridas e os alunos adoram participar” orgulha-se ele.

Compartilhar

Outros Posts