Mercado imobiliário residencial na atual situação político/econômica

Maior aceitação de contra propostas na hora de fechar o negócio

Postado em 17 de maio de 2015

Negócios imobiliários

Olhando para o mercado imobiliário residencial, observam-se duas situações: O horizonte para quem quer comprar um imóvel tem a perspectiva de que os valores praticados no início do ano pelos proprietários, deve cair em média de 20% à 30% até o final do ano. Já para quem vende, tem uma perspectiva diferente deste percentual de desvalorização, que chegará no máximo de 10% á 15%, dependendo da região.

Agora o mercado imobiliário residencial subdivide-se em duas principais categorias: Imóveis novos (lançamentos) e imóveis de terceiros (usados). Vimos que para cada uma destas subdivisões, ocorrem regras diferentes de descontos ditadas polo próprio mercado (oferta x procura). No mercado de lançamentos a quantidade de ofertas é muito grande assim como os descontos oferecidos (haja visto tantos feirões de imóveis novos).

Nestes casos, vimos que o comprador consegue descontos, em alguns casos, na casa dos 30%. Já com os imóveis usados, a situação é um pouco diferente, até porque nos lançamentos (imóveis novos) o empreendedor tem a necessidade de recuperar o capital investido no mais curto prazo possível. Já nos usados, os proprietários (salvo raras exceções) tem um prazo mais flexível para vender, na esperança de uma mudança de cenário no mercado, que permita uma perda menor na venda. De acordo com levantamento da FipeZap, até Maio/2015, os imóveis sofreram uma desvalorização real, em média de 3,47% nos últimos 12 meses (Maio-2014/Maio-2015) e a indicação era de que este índice subiria mais ainda até o final do ano e que vem se demonstrando assertivo tal previsão.

Com isso, a maioria dos vendedores estão preferindo aceitar contra propostas para fechar negócios, do que correr o risco de tentar negociar mais tarde quando os preços estiverem caindo ainda mais. Algumas empresas do ramo imobiliário, no sentido de unir as partes (vendedor x comprador) oferecendo à ambos, uma oportunidade de realizar bons negócios, promovem salões de imóveis, como é o caso de uma matéria veiculada na Revista Exame, que cita o evento chamado de “São Paulo Home Show” realizado nos dias 26 e 26 de Setembro de 2015 no Jardim América nesta capital.

Segundo a realizadora do evento, foram criados pré-requisitos para que alguns imóveis sejam ofertados no evento. Entre eles, são descontos a partir de 20% do valor de mercado.

A previsão de público para o evento era de 5.000 potenciais compradores e com previsão de negócios gerados por volta de R$ 200.000.000,00.

(Fonte: RE/MAX Home Show)

EVANDRO DIAS MENDES (Arujá/SP)

Superintendente Comercial

RE/MAX Global Imóveis

 

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