Mama Mia, a cozinha italiana

Postado em 24 de junho de 2022

A cozinha italiana muito apreciada por nós, os brasileiros, nas pizzas, massas e risotos, entre outros pratos, é uma das mais conhecidas, faz sucesso em todo o mundo.
Seus antepastos famosos são também muito apreciados.
A Itália teve um papel importante na história da gastronomia, a formação da cozinha italiana tem seu principal fator na localização geográfica, banhada em grande parte pelo mar mediterrâneo, ganhou traços da Culinária Mediterrânea, como o uso de azeite de oliva, frutas secas, grãos, cereais e uma grande variedade de peixes e frutos do mar.
Também teve grande influência das cozinhas francesa, árabe, espanhola e a chinesa, e o principal fato curioso é que o macarrão é originário da China, mas foi com os italianos que ficou mundialmente conhecido.
A cozinha italiana possui uma grande variedade de receitas que conhecemos, e muitas delas já se tornaram comuns na nossa mesa, o caso do macarrão a bolonhesa, e alguns pães, frango com polenta e a palha italiana são alguns deles.
E os ingredientes típicos da cozinha italiana, azeite, abobrinha, berinjela, orégano, manjericão, azeitona, cebola, tomate, entre outros inúmeros, e o vinho, são muito utilizados por nós.
Muito conhecida também pela forma de servir, normalmente pratos muito bem servidos, garantem refeições completas, divididos em antepasto, entrada, prato principal e sobremesa.
Alguns deles:
Bruschetta, servida como antepasto, a original leva apenas torrada, azeite, alho e sal, mas há muitas variações, e na grande maioria, tomate e manjericão frescos.
Risoto, servido como prato principal ou acompanhamento, típico da região norte da Itália, preparado com arroz arbóreo italiano, o original é o de açafrão, mas as variações são inúmeras, como camarão, legumes, carnes, cogumelos ou até onde sua criatividade alcançar.
Lasanha, um dos pratos de maior sucesso entre os brasileiros, e a mais consumida, à bolonhesa, que leva molho de carne moída, queijos e camadas intercaladas de massa.
Gellato, sobremesa semelhante ao sorvete, mas com uma consistência mais densa e com menos açúcar e gordura.
Pizza, claro, a mais popular em todo o mundo, muito típica da Itália, mas que teve sua origem no antigo Egito, chegou a Itália na idade média, ganhou formato redondo e diversos sabores, os mais tradicionais italianos são Napolitana, Formaggio, Pomodoro, Margherita, mas aqui no Brasil existem muitas variações e combinações dos mais diversos ingredientes, doces e salgados, que fazem muito sucesso.
Capuccino, bebida tradicional italiana que leva somente café expresso e leite vaporizado, no Brasil também ganhou outras versões e ingredientes que incrementaram a receita, como doce de leite, canela, açúcar, chocolate e outros.
E o macarrão, que não fica atrás nas inúmeras possibilidades de combinar ingredientes, e os mais diversos formatos, mais de 300, e molhos, que se adaptaram à cozinha brasileira justamente pela sua versatilidade e facilidade no preparo, os mais comuns entre eles, espaguete, nhoque, penne, talharim.
A grande verdade é que os italianos trouxeram para o Brasil um enorme valor na gastronomia, e por isso amamos comida italiana e nos é tão familiar, seja preparada da forma tradicional ou do nosso jeitinho, não há quem resista e tem sempre um lugar reservado no nosso coração.
Prepare uma Bruschetta de entrada, use fatias de pão italiano, faça uma pasta de manteiga amolecida, alho descascado, salsinha, azeite e sal, bata no liquidificador, espalhe com um pincel sobre as fatias de pão italiano e leve para dourar levemente ao forno, sirva com tomates frescos picados sem semente e folhas de manjericão fresco.
Com carinho, Malu Baldoino

Compartilhar

Outros Posts