Hospital Ipiranga comemora 55 anos com homenagem a colaboradores

Fundada em 1962, instituição consolidou-se como referência hospitalar para a população de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê

Postado em 31 de agosto de 2017

43--IMG_4378

No ano em que comemora 55 anos, o Hospital Ipiranga – fundado em agosto de 1962 no Centro de Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê – convidou seus colaboradores a contarem, por escrito, suas histórias mais significativas ao longo da atuação na instituição. O objetivo é criar um acervo que narre a história do hospital por meio dos relatos das pessoas que a construíram. Além do acervo, 20 profissionais foram convidados a representar os 420 colaboradores do Ipiranga num evento, nesta quinta-feira (31 de agosto), que marcará a abertura de uma exposição de cerca de 20 depoimentos colhidos ao longo dos últimos meses.

Tarcísio Xavier, diretor do Hospital Ipiranga, ressalta que a iniciativa é uma justa homenagem aos profissionais que atuam na instituição, comprometidos com os cuidados aos pacientes e seus acompanhantes. “Essa celebração é resultado da dedicação de cada colaborador no acolhimento das pessoas que necessitam de atendimento médico-hospitalar. A qualificação técnica é indispensável, mas é o olhar humanizado que nos aproxima uns dos outros na rotina diária de uma instituição hospitalar”, completa.

Os relatos reúnem histórias de pessoas que tiveram o primeiro contato com o Ipiranga ainda crianças e, mais tarde, se juntaram à equipe do hospital. É o caso da psicóloga Cristiane Torraga, funcionária da instituição desde 2011. “Lembro que fui internada diversas vezes para tratar problemas respiratórios, por volta dos anos 80. De paciente virei cuidadora e, hoje, vivencio momentos especiais com cada um dos pacientes”, conta Torraga, que também atua no grupo de voluntários do Ipiranga. “Em uma de nossas ações estava fantasiada de ‘Peppa Pig’ e, durante uma ação lúdica, vi os sorrisos nos rostos das crianças. Isso me encheu de alegria”, lembra.

Luiz Gustavo Cury Cardoso, coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Ipiranga, iniciou suas atividades na instituição há 20 anos e, desde então, passou por diferentes áreas. “Tenho ótimas recordações de inúmeros momentos, mas tenho um carinho especial pelos atendimentos de emergência nos quais atuei. Quando os segundos podem fazer a diferença na vida de uma pessoa, você comemora cada vitória em que o paciente voltou para casa em condições de retomar sua vida, após um período conosco”, explica o médico intensivista.

No hospital, as situações emocionantes não foram relatadas apenas pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente dos cuidados com os pacientes. Supervisora de faturamento, Andreia Siqueira ingressou na área administrativa do Ipiranga em 1996. “Todos os dias aprendo algo, me emociono com os relatos de enfermeiros e médicos e compartilho das conquistas dos meus colegas de trabalho, que se tornaram amigos. Pessoalmente, minha maior emoção foi quando tive meu filho aqui no hospital, em 2007, e vivenciei o carinho de todos nesse momento tão especial pra mim”, recorda.

Sobre o Hospital Ipiranga

O Hospital Ipiranga é referência em atendimento médico-hospitalar de excelência em Mogi das Cruzes e região. Fundada em 11 de agosto de 1962, a instituição é reconhecida pela equipe qualificada, pelo cuidado humanizado com os pacientes, pela infraestrutura completa e pelo atendimento em mais de 40 especialidades. O Ipiranga é um hospital geral e conta com prontos-socorros adulto, pediátrico e ortopédico. Para mais informações, acesse www.hospitaisipiranga.com.br.

Compartilhar

Tags

Outros Posts