Eduardo Boigues: o homem que está transformando Itaquá

Cidade coleciona uma série de conquistas que redefinem o cenário urbano e a qualidade de vida dos munícipes

Postado em 19 de dezembro de 2023

Itaquaquecetuba vem se destacando, ao longo dos últimos anos, como um dos municípios do estado que passa por um importante processo de transformação. Sob gestão do prefeito Eduardo Boigues, a cidade coleciona uma série de conquistas marcantes que redefinem o cenário urbano e a qualidade de vida dos munícipes.
“Assumimos a cidade em 2021, um momento complicado para o mundo, em plena pandemia, e com uma série de desafios. Mas reuni uma equipe qualificada de secretários, todos prontos para arrumar a casa e apresentar soluções para melhorar a vida da população”, contou o prefeito.
Dessa forma, a cidade chegou aos 463 anos com muito a celebrar e somando melhorias em todas as áreas. Com os principais pilares fortalecidos, de educação, saúde e segurança, Boigues faz um balanço positivo dos trabalhos desempenhados pela gestão.
Entre eles está a entrega de 21 unidades escolares, a entrega de uniforme e oferta de merenda de qualidade, além de investimentos na segurança com novo armamento e viaturas, bem como a criação da Guarda Ambiental e intensificação da Ronda Maria da Penha.
A reestruturação de serviços de saúde passa pela entrega de nove equipamentos novos e/ou reformados, sendo eles as UBSs Jardim Caiuby, Parque Marengo, Jardim Fortuna, Jardim Josely, Pequeno Coração e Jardim do Carmo, o Centro de Saúde Infantil e duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), assim como a ampliação na realização de exames oftalmológicos e de ultrassonografia.
Outro grande marco é o canteiro de obras em que a cidade se transformou. São mais de R$ 142,8 milhões em projetos voltados para a infraestrutura, com destaque para a canalização do córrego do Piratininga, a reforma do Campo do Brasil, no Morro Branco, a construção do Complexo Esportivo Rei Pelé, no Jardim Caiuby, e do muro de contenção no Louzada.
Bairros estão ganhando cara nova com a implantação de sistema de drenagem, pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjeta e calçada, como o Marengo, Vila Celeste, Parque Viviane, Recanto Mônica, Terra Prometida e Jardim Canaã. Outra conquista para a cidade são as 3 mil famílias que agora têm o título de propriedade de seu imóvel.
Além disso, 85% da cidade já recebeu iluminação de LED. As implantações são um marco da gestão, que assumiu sem contrato de iluminação pública vigente, o que reforçou o compromisso de Boigues como gestor de Itaquá e sua maestria em lidar com as adversidades.
O chefe do executivo trouxe não apenas melhorias palpáveis, como também demonstrou equilíbrio e habilidade na gestão financeira, com a conquista da Certidão Negativa de Débito, limpando o nome da cidade e permitindo novas parcerias e convênios.
Para se ter ideia, a cidade subiu 17 colocações no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) entre 2021 e 2022, ranking que avalia os investimentos, gastos com pessoal, liquidez e autonomia da cidade. Itaquá está na 211ª colocação estadual, enquanto em 2021 estava em 228° lugar. No Alto Tietê, o município aparece em 3º lugar.
No mesmo ritmo, a população pôde perceber melhorias na mobilidade urbana, seja com a renovação da frota de ônibus, com a chegada de 40 coletivos zero km/h que contam com acessibilidade, ou com a implantação do primeiro cartão de integração da história do município, o Viaja Fácil.
Para melhorar a mobilidade e incentivar o uso de bicicletas, uma das apostas da administração é a construção de ciclovias e ciclofaixas. Atualmente existem 2,5 km em pleno funcionamento no município, além de outras duas em implantação.
“Estamos construindo a Itaquá do futuro, mais moderna, humanizada e conectada. O desenvolvimento do município é evidente e passa pelo trabalho sério de uma administração motivada pela transformação. Tenho certeza que vamos deixar um legado muito bonito para a história da cidade”, completou o prefeito.

Compartilhar

Tags

Outros Posts