Decoração de fachadas

Postado em 31 de outubro de 2022

A fachada é o primeiro elemento a ser notado em uma edificação. Uma fachada bem projetada e que transmite um estilo e uma identidade visual é capaz de agregar valor às habitações. Antes de construir ou reformar, é sempre importante considerar a fachada em seu projeto, buscando sempre torná-la mais bela, notável e admirável. A decoração de fachadas envolve diversos elementos que se complementam entre si, desde o estilo da arquitetura da edificação, paisagismo e até mesmo a iluminação.
É importante considerar o estilo da edificação, pois ele orienta a decoração da mesma. Um estilo bastante predominante na arquitetura contemporânea inspira-se no modernismo, trazendo tecnologia, minimalismo e sustentabilidade. Por valorizar a iluminação natural dos ambientes internos, as janelas e portas são grandes aliadas na decoração das fachadas. Quando trabalhadas da forma correta, agregam leveza sem que se perca a privacidade. Também é comum a utilização de faixas que se destacam. Essas faixas tanto podem fazer parte da estrutura do imóvel, quanto podem ser elementos apenas decorativos, criados com enchimentos e até mesmo com os próprios revestimentos, que são planejados para criar a sensação de volumes, dando destaque ou disfarçando pontos específicos das fachadas.
O paisagismo é um forte aliado na decoração das fachadas. Possui estilos diferentes que, além de agregarem valor, levam em consideração as sensações que querem ser transmitidas a partir dele. Pelo fato de as plantas serem organismos vivos, é importante entender as características do local em que o paisagismo será aplicado. A incidência de sol, chuvas e até mesmo o tipo de terra influencia na escolha da vegetação mais adequada, sendo responsável pelo progresso dos jardins. O paisagismo também é composto por outros elementos, como vasos, bancos, fontes e até mesmo os revestimentos que são utilizados no entorno dos jardins.
Trazendo mais personalidade ao imóvel, a iluminação contribui, também, para a sua segurança, pois amplia a visibilidade durante a noite. Um bom projeto é capaz de criar uma harmonia entre pontos mais e menos iluminados, destacando a arquitetura e o paisagismo, utilizando-se o tom de luz mais adequado para cada local. Existem diversas formas de se trabalhar com a iluminação, onde cada vez mais vemos a presença da utilização de fitas led, que servem tanto para iluminar escadas, pisos, vegetações ou até mesmo tetos e paredes.
Somadas todas estas considerações, também é necessário trabalhar com estes elementos em equilíbrio para garantir que o projeto atinja seu principal objetivo, criando uma fachada bela e que transmita a essência dos habitantes com elegância, qualidade e significado.

Por: Letícia Thomaz Rodrigues
Arquiteta e Designer – THZ Arquitetos
(11) 95945-1842
Compartilhar

Tags

Outros Posts