Crises alérgicas respiratórias pioram com a chegada da Primavera

Médico especialista dá instruções de como amenizar os efeitos desse problema

Postado em 17 de setembro de 2018

Com a chegada da Primavera, é possível notar a presença de árvores mais verdes e flores coloridas a enfeitar as ruas. No entanto, apesar do clima mais ameno, o período favorece o surgimento de problemas respiratórios, devido ao excesso de pólen liberado pelas plantas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% a 20% da população do planeta sofre com alergias respiratórias. Embora o problema apareça em momentos sazonais, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida.

“Nessa época do ano quando o pólen penetra nas vias nasais pode provocar crises de asma e rinite alérgica, espirros contínuos, coriza e congestão nasal. Nos casos mais graves, podem ocorrer até falta de ar”, explica o otorrinolaringologista Mohamad Saada.

O especialista ressalta que como o pólen fica no ar é difícil evitar o contato. O que pode ser feito é adotar medidas para minimizar seus efeitos. “As pessoas que são mais sensíveis devem evitar locais arborizados e muito floridos. Em casa ou no trabalho é sempre bom manter o ambiente ventilado e limpo. Outra maneira de aliviar a alergia é fazendo uma lavagem nasal com soro fisiológico, que ajuda na eliminação das impurezas acumuladas no nariz”, destaca.

Já nos períodos de crises alérgicas é preciso procurar um especialista. “Somente o médico saberá indicar o melhor tratamento, dependendo do quadro do paciente. Normalmente, o tratamento é feito com medicamentos específicos, que irão atuar diretamente na causa dos problema, diminuindo assim os sintomas”, orienta.

 

 

Compartilhar

Tags

Outros Posts