Como utilizar mármores na decoração

Profissionais dão dicas de como empregar as pedras naturais em diferentes ambientes

Postado em 26 de outubro de 2017

mármore (4)

O mármore é um dos acabamentos mais utilizados nos projetos de interiores, principalmente por trazer em seu conceito a sensação de sofisticação, luxo e requinte. Versátil, a pedra pode revestir diferentes estilos de ambientes, compondo com extrema beleza e bom gosto desde os espaços modernos aos mais clássicos.
Como o mármore carrega uma imponência bruta – sendo na maioria das vezes o grande destaque dos espaços -, saber empregá-lo no projeto é fundamental para não quebrar a harmonia geral do décor, correndo o risco de conflitar outros elementos decorativos com a pedra.
Para auxiliar na escolha sobre onde e como aplicar os mármores, a diretora de relacionamento da Polo Mármores, Thalyta Ingryt, e o arquiteto Marcelo Rosset dão algumas dicas de como adequar o produto natural à decoração.

Pias e bancadas
De acordo com Thalyta, os mármores são muito indicados para bancadas e pias esculpidas de banheiros e lavabos. Isto porque o contato da pedra com o calor contínuo deve ser evitado devido à alta porosidade da pedra, tornando-a menos resistente a temperaturas elevadas. “Além disso, a multifuncionalidade do material permite que ele fique muito bem em conjunto com outros revestimentos, como madeira, papel de parede e cimento”, comenta.
Rosset destaca as características das tonalidades neutras, que combinam naturalmente com cores vibrantes, além de tornar o ambiente mais aconchegante. Um exemplo é o lavabo acima, onde foi utilizado o Crema Marfil, que harmoniza com o papel de parede na cor roxa, trazendo ainda personalidade ao espaço.

Paredes e painéis verticais
Outro uso bastante comum das pedras são as áreas de menor contato direto com móveis e outros elementos, como paredes do chuveiro e painéis em espaços sociais – o que evita o surgimento de riscos e manchas no revestimento. Principalmente para banheiros, Rosset indica o uso do Branco Sivec, mármore muito requisitado em seus projetos. “Devido à tonalidade branca com sutis veias cinzas, o produto deixa o ambiente clean, com aspecto de limpeza e leveza, essenciais para estes tipos de ambientes”, comenta.

Pisos e móveis esculpidos
Um dos tipos de mármores mais utilizados no Brasil hoje – em diferentes ambientes e situações – é o atemporal Travertino Romano. A estética bruta e rústica da pedra encanta pela imponência elegante dos veios simétricos e ranhuras naturais. A coloração diferenciada e única torna o Travertino um verdadeiro coringa entre os revestimentos. “Para preservar o desenho natural da pedra, o ideal é paginar pisos com grandes placas da pedra, o que permite adequá-lo ao tamanho do ambiente com piso em grandes formatos – uma tendência contemporânea”, comenta Rosset. Na varanda acima, o Travertino também foi empregado na sofisticada lareira central.

Tampos de mobiliário
A pedra natural também é uma boa sugestão para tampos de grandes móveis, como mesas de jantar. “A exuberância do mármore traz consigo a característica de valorizar os cômodos no qual está presente, e quando inserido em um local cuidadosamente planejado para destacá-lo, pode tornar-se a grande estrela da decoração”, sugere Ingryt. No ambiente da primeira foto, a escolha foi pela forte personalidade do Calacata Machia Oro, uma das pedras que mais pedem cuidado na hora da paginação em ambientes, já que os grandes veios – que oscilam entre o dourado e o cinza – podem sobrecarregar o décor geral do espaço. O ideal é utilizá-lo de modo pontual e elegante, criando assim uma paginação sofisticada.

Compartilhar

Tags

Outros Posts