Comida afro-brasileira e suas origens

Postado em 20 de agosto de 2022

A culinária afro-brasileira tem sua origem na adaptação de pratos africanos com alimentos cultivados no Brasil, na chegada dos negros escravizados à colônia.
Muito apreciados por nós, alguns desses pratos são: acarajé, feijoada, angu, vatapá e muitos outros, os quais foram sendo preparados com os ingredientes semelhantes, como o sorgo que foi substituído pelo milho, inhame por mandioca e assim foram se adaptando.
E também foram sendo adaptados os pratos preparados pelos indígenas com produtos africanos; como o leite de coco enriqueceu o pirão, a moqueca e o bobó, e as pimentas adaptadas por condimentos locais.
O contato com os portugueses fez com que conhecessem alguns animais, e assim surgiram receitas como o vatapá, sarapatel, xinxim…
E enquanto o tráfico negreiro crescia, plantas, sementes e mudas foram sendo trazidas e introduzidas às comidas locais.
A comida africana também tem ligação religiosa com o candomblé, pois os orixás comem a comida dos seres humanos, as quais são oferecidas aos santos nos rituais diariamente.
Os africanos reproduziam as receitas das comidas que ofereciam aos seus orixás nas casas das fazendas, e depois usaram como maneira de se sustentar, como a venda de acarajé nas ruas, e que atualmente é uma identidade culinária da Bahia e do Brasil.
Vale lembrar que a maneira de preparo para os orixás é diferente da maneira de preparo para consumo.
O comércio entre a África e a América resultou na vinda de muitos alimentos para o nosso continente, fazendo com que as culinárias se misturassem, surgindo assim deliciosas receitas que são muito apreciadas por nós.
Segue uma receitinha fácil de bobó de camarão que, servida com arroz branco e uma farofa de dendê, encanta até os paladares mais exigentes.
Bobó de Camarão: Em uma panela, coloque 1 quilo de mandioca descascada e picada, 1 litro de água e 1 vidro de leite de coco (200 ml), leve ao fogo até a mandioca ficar macia, retire do fogo e bata no liquidificador essa mistura, reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure 500 gramas de camarão sem casca e sem cabeça, dos dois lados, e reserve.
Na mesma panela com o fundo do camarão grelhado, coloque 1 colher de sopa de azeite de dendê, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados, 1 pimentão verde picado, refogue bem, coloque ½ lata de purê de tomate e sal a gosto, cozinhe mais um pouco, coloque o creme de mandioca batido, os camarões grelhados, 1 colher (sopa) de coentro picado e mais 1 colher (sopa) de azeite de dendê, mexa bem no fogo e sirva. Bom apetite!

Com carinho, Malu Baldoino

Compartilhar

Tags

Outros Posts