Chocolate, paixão mundial

Postado em 5 de dezembro de 2022

As primeiras plantas de cacau encontradas foram há 4.000 anos, no atual México. Os olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta em chocolate.
Mais tarde os maias apelidaram de bebida dos deuses, e era preparada com as sementes do cacau moídas e torradas, misturadas com pimentas, água e milho, deixavam essa bebida de um dia para o outro, criando uma bebida cremosa chamada “xocolati”, que significa água amarga.
Já os astecas usavam os grãos de cacau como moeda de troca, e bebiam como uma bebida refrescante, um afrodisíaco e até mesmo para se prepararem para a guerra.
Bem mais tarde o chocolate chega à Espanha, e o mantiveram em segredo por quase um século, para se espalhar pela Europa.
Por muito tempo foi produzido à mão, o que tornava o processo lento e trabalhoso, mas logo chegaria a revolução industrial, que mudaria tudo, em 1828.
O chocolate é produzido com a amêndoa do cacau torrado, e desenvolveram-se diversas formas de produção, barra, pó, creme, líquido, bombons, sobremesas, enfim, os mais diversos usos na culinária, também usado na comida salgada como aromatizante, inclusive existe uma receita muito boa de rabada com chocolate…
Algumas propriedades relacionam o chocolate amargo com a saúde humana, trazendo diversos benefícios. Mas o grande amor das nossas vidas são os doces e sobremesas produzidos com o cacau e o chocolate, que são preparados das mais diversas formas.
Chega a viciar, e a compulsão pelo doce pode chegar a ser tratada por profissionais, pois o viciado pode comer uma caixa de chocolate em minutos, ou seja, uma grande quantidade que em pouco tempo o fará se sentir arrependido, tornando-se um problema.
Mas comendo de forma equilibrada e dentro de uma dieta, pode-se obter diversos benefícios, principalmente o prazer e felicidade que nos deixam com uma ótima sensação.
Apegados a esse prazer, vamos a uma receitinha clássica de torta de chocolate meio amargo, que pode ser facilmente preparada e servida nas mais diversas ocasiões.
Pegue 1 pacote de bolacha de maisena de chocolate, triture e misture 100 gramas de manteiga sem sal derretida até formar uma farofa grossa, forre uma forma de fundo falso de 26 cm de diâmetro, reserve.
Derreta 1kg de chocolate meio amargo em barra no microondas (de 20 em 20 segundos), ou em banho-maria, até que fique com a consistência de um creme, acrescente duas caixinhas de creme de leite de boa qualidade, misture bem e despeje sobre a massa de bolacha.
Leve para gelar por 3 horas no mínimo, decore com raspas de chocolate, frutas ou chantily, ou com os três… fica uma delícia!
Bom apetite,

Com carinho, Malu Baldoino

Compartilhar

Tags

Outros Posts