A assistência virtual ao seu alcance

Postado em 2 de setembro de 2017

Assistência virtual

Já pensou em poder contar com um assistente vinte e quatro horas por dia ao alcance da sua voz? A boa notícia é que isso já é possível e talvez você já conte com essa tecnologia diretamente no seu smartphone ou computador.
Usando a assistência virtual é possível executar inúmeras funcionalidades, como enviar e-mails, mensagem de texto, apontamento na agenda, entre outras. Normalmente estas funcionalidades só precisam de alguma ação, como apertar um botão do fone de ouvido, e sua assistente pessoal estará a postos.
Tudo funciona através do comando de voz, e estes basicamente são adaptados para aqueles que atendem melhor a língua regional. E por falar em língua, os principais assistentes virtuais já falam português e, diga-se de passagem, muito bem.
Como era de se esperar, as gigantes do mundo de tecnologia não ficam para trás e cada uma delas já disponibiliza a sua assistente. A Apple foi uma das pioneiras no conceito através do smartphone e trouxe a Siri, que hoje fala dezenas de línguas mundialmente.
A Google, que sempre faz muito bem a lição de casa, lançou o serviço Google Now, que recentemente passou a falar a língua portuguesa e equipa a maioria dos smartphones Android. Seguindo a mesma linha, porém disponível para computadores com Windows 10, a Microsoft faz um trabalho muito competente com a assistente Cortana.
O conceito vem sendo tão bem aceito que esses assistentes passaram a ser disponibilizados em dispositivos que lembram caixas de som, mas que estão vivas ouvindo atentamente aos seus comandos.
Um exemplo é Alexa da Amazon. Essa assistente virtual é capaz de tocar suas músicas preferidas, ler notícias e te dizer pela manhã quais são os seus compromissos da agenda. Recentemente a Alexa deu alguns passos a mais e agora você pode conectar dispositivos físicos a ela.
Isso representa um grande passo para a possibilidade de automatizarmos nossos lares. Funcionalidades como acender as luzes da casa ou abrir o portão da garagem já são possíveis, mas este é só um começo do que será a nova tendência em tecnologia para os próximos anos.
Muitos produtos já vêm se adaptando para que a integração com esses assistentes sejam possíveis. Geladeira, forno de microondas, câmeras de vigilância e até mesmo carros já podem se conectar aos assistentes virtuais.
Pensando nesta automatização, empresas como Apple e Google já estão correndo para lançar suas assistentes pessoais conectadas às residências, o que deve ocorrer entre 2017 e 2018.
Caso esteja curioso para experimentar a assistência virtual, busque na internet sobre o seu smartphone e descubra se ele já conta com esse recurso. Talvez uma atualização seja necessária, mas vale o investimento.
Até a próxima!

Por: Ricardo Castilho
Castilho IT Solutions
ricardo.castilho@gmail.com

Compartilhar

Outros Posts