As mãos e o processo do envelhecimento

Postado em 6 de abril de 2021

As mãos são uma região do corpo sempre em muita evidência. Assim como o rosto, elas passam por uma série de alterações. À medida que o tempo passa, o corpo vai sofrendo diversas modificações que são visíveis e incomodam bastante. Na pele, por exemplo, há o surgimento de rugas, perda de tônus, flacidez, alteração da textura e o surgimento de manchas devido à ação da luz solar.
As mãos também envelhecem, assim como toda a nossa pele, muito por serem áreas expostas constantemente a poluição e radiação ultravioleta. Além disso, as mãos sofrem danos com ativos químicos, detergentes e sabonetes várias vezes ao dia, e acabam sendo esquecidas na hora de hidratar e proteger com o uso de filtros solares, o que acaba piorando e tornando o envelhecimento ainda mais evidente.
Nas mãos, além das rugas, surgem manchas marrons, acinzentadas ou mais escuras, que já podem ser vistas perto dos 40 anos de idade, tanto em homens quanto em mulheres.
Conhecidas popularmente como manchas senis, essas marcas levam o nome científico de melanose solar ou lentigos solares. Elas ocorrem devido ao excesso de produção de melanina, que dá a coloração à pele. E o tamanho varia de milímetros a alguns centímetros, mas geralmente são pequenas, semelhantes a uma lentilha. Essa pigmentação, muitas vezes, acontece por causa do excesso de exposição ao sol sem proteção.
Já a perda progressiva do colágeno leva ao afinamento da pele, o que faz ressaltar as veias e tendões das mãos, contribuindo para o aspecto envelhecido das mãos.
Vários tratamentos são possíveis e, quando associados, melhoram muito o rejuvenescimento local.
Muito importante é a aplicação diária de filtro solar. Além de diminuir o envelhecimento, previne o aparecimento de câncer de pele no futuro.
Peelings químicos, laser, luz pulsada são alguns dos tratamentos utilizados em consultórios dermatológicos para clareamento das mãos e melhora do tônus.
A aplicação de preenchimento com ácido hialurônico diminui o aspecto emagrecido das mãos, uma vez que ameniza as veias e tendões em evidência.
Um tratamento muito importante e com resultados significativos está na aplicação de bioestimulador de colágeno. Com o passar das semanas, após a aplicação, há um aumento significativo das fibras de colágeno e elastina, aumentando a espessura da pele, conferindo um aspecto mais jovial para as mãos.
Se a aparência das mãos está incomodando, procure um dermatologista para que ele avalie e identifique quais tratamentos são mais indicados para as alterações apresentadas.

Por: Dra. Gabriela Capareli
CRM: 131.079 / RQE: 50304
Dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
formada pela Universidade Federal Fluminense
Especialista em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Foto: Freepik

Compartilhar

Outros Posts