A arte de manipular

Postado em 11 de setembro de 2019

Diariamente no balcão da farmácia nos deparamos com as reais dificuldades encontradas pelos pacientes durante o seu tratamento, dentre elas as que se tornam mais recorrentes são as dificuldades em administrar a medicação: é o bebê ou a criança que não consegue engolir o comprimido ou a cápsula, é o idoso que se vê diante de inúmeros comprimidos que causam grande desconforto, é o sabor e o cheiro desagradável da medicação. Parecem pequenos, mas tais fatores tornam-se barreiras para a adesão ao tratamento, impedindo o sucesso da terapia. Esses desafios nos movem, aprendemos desde cedo com o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato que, como farmacêuticos, “somos os atentos guardiões do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças”. Assim surge a necessidade de adequar, de tornar possível, que cada paciente consiga aderir ao seu tratamento.
Em paralelo a isso, nos deparamos com as grandes mudanças que as farmácias de manipulação vêm sofrendo ao longo dos anos, diversas atualizações técnicas, controle de qualidade rigoroso, controle de processos e outras que nos movem à excelência, tudo isso com um único objetivo: atender a individualidade do paciente. Entendemos que pessoas diferentes têm necessidades diferentes e merecem ser atendidas de acordo com as suas individualidades. Nessa perspectiva é que vem ganhando força e adesão as inúmeras formas farmacêuticas apresentadas pela farmácia de manipulação.
Já é uma realidade manipular seu suplemento alimentar em forma de sachê flavorizado com seu sabor preferido, suas vitaminas em forma de chocolate funcional, deliciosos chás que podem conter sua medicação, pirulitos, gomas, jujubas, calda de chocolate encantam e atraem o público infantil. Elas não param por aí, strip oral ou filme sublingual que dissolvem instantaneamente na boca nos mais variados sabores, deliciosos shots com seu pré-treino que garantem praticidade e adesão ao tratamento.
Todas essas inovações também são estendidas aos pets: a medicação do seu animalzinho de estimação pode ser saborosa e prazerosa, de uma forma que ele goste. Dentro desse universo, podemos ter como alternativa ossinhos com diversos sabores, pastas flavorizadas e mesmo quando não pudermos escapar das cápsulas há a adição de um lubrificante flavorizado que auxilia na administração.
Do ponto de vista técnico é necessário levar em consideração a estabilidade e as características de cada fármaco, e tudo isso exige um trabalho de constante estudo e atualização. Esse é o cenário: mudamos para atender cada paciente na dose certa e do jeito que ele gosta, mas sem abrir mão da qualidade e da garantia de uma terapêutica eficaz. É a arte de manipular.

Por: Késia Estefânia de Souza
Farmacêutica Clínica
CRF-SP: 53088
Empório das Fórmulas
Manipulação – Homeopatia – Veterinária
(11) 4655-0233
E-mail: farmaceutico@emporiodasformulas.com.br
Compartilhar

Tags

Outros Posts