Ah, a banana!

Postado em 19 de outubro de 2022

Além de inúmeros benefícios para a saúde, a banana é extremamente versátil na culinária, sendo utilizada tanto em pratos doces quanto nos salgados.
Cultivada em 130 países, originária da Ásia e trazida ao Brasil pelos portugueses, é uma fruta de fácil consumo, não precisa ser lavada, descasca fácil e está sempre à mão, além de ter um preço acessível, tanto que quando nos referimos a um produto barato dizemos que está a “preço de banana”.
Símbolo do Brasil, rainha no combate às cãibras, possui uma variedade incrível de tamanhos, sabores e cores, isso mesmo, existem bananas vermelhas, rosas e até roxas, são mais de 300 espécies.
No antidepressivo Prozac, encontramos a mesma substância encontrada na banana, portanto comer diariamente esse alimento é um tratamento natural para combater os efeitos do estresse, ansiedade e melhora o humor. Em tempos de tantas instabilidades emocionais é uma boa dica.
Funciona muito bem como pré-treino nas atividades físicas, pois comer duas bananas dá energia para até 90 minutos de treino, e ainda devido ao alto teor de potássio ajuda a prevenir e curar ressacas.
Já que são tantos benefícios, podemos consumir pura, todos os dias, mas também uma variação não faz mal a ninguém. Bora fazer um preparo chamado Manezinho Araújo, uma receita da minha avó e que até hoje todo mundo ama quando eu faço!
Leve ao fogo médio oito bananas nanicas bem maduras, picadas, até virar um purê de banana bem cremoso, despeje em um refratário e reserve.
Faça um creme com uma lata de leite condensado, três colheres de amido de milho (Maisena), 500 ml de leite, uma colher de sopa de extrato de baunilha, leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar, apague o fogo, coloque uma caixinha de creme de leite e misture bem e despeje sobre o doce de banana, reserve.
Misture três claras com três colheres de açúcar, leve ao fogo baixo em banho-maria até que o açúcar se dissolva, um processo bem rápido para que as claras não cozinhem, somente o açúcar se dissolva.
Depois leve em batedeira até formarem picos altos, coloque sobre o creme e coloque raspas de limão e leve ao forno somente para dourar, espere gelar por três horas e sirva.
Bom apetite

Com carinho, Malu Baldoino

Compartilhar

Tags

Outros Posts