Prefeito entrega o Centro de Especialidades, que fará até 3,7 mil consultas mensais

Postado em 3 de abril de 2019

“Isso aqui não é uma aventura. É uma responsabilidade que assumimos, de R$ 590 mil mensais, por uma Saúde melhor. Isso pertence à população de Arujá”. Assim o prefeito José Luiz Monteiro definiu o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que iniciou as atividades nesta terça-feira (02/04). Um dos principais compromissos do governo, a unidade instalada no prédio do antigo CS II tem capacidade para 3,7 mil consultas mensais.

         A partir desta quarta (03), o cidadão arujaense não precisará mais sair do município para passar em consultas com cardiologista, otorrinolaringologista, vascular (angiologista) e oftalmologista. Os especialistas atenderão pacientes com encaminhamento do serviço de atenção básica, ou que já estejam em fila de espera, no prédio em que funcionou o CS II. A administração será da organização social Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni). Psiquiatra, neurologista e ortopedista são outros profissionais que prestarão serviço no novo equipamento.

         “Para falar só do cardiologista, que é extremamente importante: as pessoas tinham de sair daqui, marcar consulta para depois de seis meses agendar transporte ambulatorial, sair de casa às três da manhã, chegar lá, se deparar com um equipamento de exame quebrado ou com a falta do médico, voltar para Arujá e refazer todo esse processo. Agora virão para cá a pé, para quem mora perto, ou em um ônibus que para aqui na porta”, disse o prefeito, ilustrando a importância do serviço para os cidadãos.

         Ele falou ainda do desafio de abrir a unidade. “Escolheram um prefeito que conseguiu montar um Centro de Especialidade porque teve coragem. O orçamento não cresce como a gente quer, mas estamos encarando nossas responsabilidades e cumprindo o compromisso que assumimos de dar aquilo que a população precisa e merece”, concluiu.

         Conquista foi a definição utilizada pela secretária de Saúde Carmen Pellegrino, que agradeceu o empenho da equipe da Pasta. “Somos um time e trabalhamos todos juntos em prol de uma cidade melhor, com uma Saúde de mais qualidade. Cumprimos hoje um compromisso do plano de governo do prefeito, que é entregar aos usuários este centro de especialistas, inclusive com os exames básicos que vão dar mais resolutividade a este serviço”, disse.

         Para atender aos pedidos médicos, o CEM realizará 2,9 mil exames de análises clínicas (urina, sangue, etc), raio-x, ultrassom, mapeamento de retina, retinografia, ultrassom com doppler, ecocardiograma e teste ergométrico.

         Autoridades

         O deputado estadual André do Prado, os vereadores Reynaldinho, presidente da Câmara, Abelzinho, Ana Poli, Castelo Alemão, Cris do Barreto, Edimar de Jesus, Professor Edval, Luiz Fernando Alves de Almeida, Marcelo Oliveira, Paulinho Maiolino, Paraíba Car, Rafael Laranjeira e Rogério da Padaria, o vice-prefeito Márcio Oliveira, secretários municipais e adjuntos e membros do Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades, compareceram ao evento.

         Lembrando que o atendimento de médicos especialistas é uma obrigação dos Estados e União, André do Prado elogiou o trabalho da gestão municipal: “Não vai ter um centavo do Estado ou do governo federal para investimento mensal aqui neste espaço. Parabéns ao prefeito e aos vereadores por não cruzarem os braços e trabalharem por Arujá”, afirmou.

         Já o presidente da Câmara ressaltou os R$ 468 mil destinados ao CEM por meio de emenda impositiva dos vereadores. “Quando temos a oportunidade de abrir um Centro de Especialidades como este, estamos cumprindo o objetivo de melhorar os problemas na Saúde”, afirmou.

         O responsável técnico da organização social Aceni, Everton Maldonado, afirmou que a missão da unidade é ser mais “resolutiva, complementando com qualidade o atendimento da atenção básica”.

         Demais serviços

         A Secretaria de Saúde transferiu as consultas de clínicos gerais, pediatras, ginecologistas obstetras e dentistas que eram feitas no CSII para a Unidade Básica de Saúde da Vila Pilar, inaugurada nesta terça-feira, mas manteve no local a sala de vacinas, o dispensário de medicamentos, o serviço social, o atendimento da EMTU e agendamento de transporte, a ouvidoria, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/Aids e os Programas de Controle da Tuberculose e de Combate à Hanseníase no CEM.

         Funcionamento

         O Centro de Especialidades Médicas fica na Avenida dos Expedicionários, 1.225, no Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

 

Compartilhar

Tags

Outros Posts