Um propósito para o trabalho

Postado em 8 de março de 2022

Vou transcrever a vocês uma antiga parábola que sempre me vem à mente: “Uma pessoa perguntou a um pedreiro que trabalhava numa construção: “Uma pessoa perguntou a um pedreiro que trabalhava numa construção: ‘O que você está fazendo?’ De mau humor, ele respondeu: ‘Estou quebrando pedras, não está vendo?’ Mais adiante fez a mesma pergunta a um outro operário, que fazia o mesmo trabalho, e este disse que estava ganhando o pão de cada dia para sustentar a família. Mas um terceiro trabalhador, que também arrebentava pedras, quando questionado, afirmou orgulhoso: “Estou construindo uma catedral!” A tarefa era a mesma, mas os três encontravam nela um sentido diferente.
Acredito que a crise econômica nos brinda com uma oportunidade de questionar o significado do trabalho, que, como vemos na história, pode ser muito distinto para cada indivíduo. Historicamente o desenvolvimento econômico levou a um conceito do trabalho meramente instrumental, que desumaniza e degrada as pessoas.
Esta degradação do trabalhador, que em um passado não tão distante resultou da forma desumana de produção dos bens materiais, hoje para várias pessoas o trabalho impossibilita desenvolver outras atividades necessárias e provavelmente mais importantes em termos absolutos, como a familiar, social, espiritual, cultural etc .
Um trabalho que tem um propósito é importante, útil e legítimo para aquele que o realiza e apresenta três razões que resumem as motivações e as intenções para as pessoas trabalharem: um meio para ganhar a vida, uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e um instrumento para ajudar na construção de uma sociedade.
No entanto, existe ainda uma quarta razão: o trabalho é a expressão da melhora pessoal.
Embora o trabalho seja o mesmo para todos, devemos fazê-lo bem, com qualidade humana, preparação e dedicação. Temos de fazê-lo como um serviço aos outros, começando pela família, colegas, clientes e vizinhos e terminando por toda a humanidade. Só assim encontraremos o verdadeiro propósito do trabalho.
As pessoas movidas pela vocação têm maior prazer no trabalho, maior satisfação com a vida, e suas equipes geralmente apresentam melhor desempenho.
Extraordinário ano a todos!

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
www.genesyscontabil.com.br
Fone: 4655-4859
Compartilhar

Tags

Outros Posts