Trufa, uma das iguarias mais caras do mundo

Postado em 8 de março de 2022

Não, não estamos falando do doce de chocolate popularmente conhecido como trufa, ao qual o nome se deu devido à sua semelhança com a iguaria, e sim a uma espécie de cogumelo que está entre os mais caros do mundo, muito apreciado por chefes da alta gastronomia mundial.
As trufas ou túberas são frutíferos selvagens comestíveis, consumidos há mais de 3 mil anos pelos seres humanos.
Encontradas somente em alguns lugares do mundo, como Itália (a mais comum), França e Espanha, e sem uma safra definida, seus preços variam de U$ 700,00 a U$ 2.000,00, quando não mais. Fora da temporada seus preços chegam a quadruplicar.
Trufas são uma iguaria com um aroma inigualável, geralmente utilizadas na finalização de pratos salgados, como carnes, massas, batatas e principalmente ovos; elas são fatiadas finamente com um aparelho próprio, da espessura de uma folha de papel, sobre o prato na sua finalização, que é pesado com uma balança de precisão na frente do comensal para se obter o valor.
Outras apresentações são como azeite, manteiga, sal e até mostarda de trufas, mas nesses casos podem ser aromatizadas com trufas, ou conter alguns pedaços, e seu aroma se assemelha ao da trufa fresca, a qual se consegue obter o máximo de sabor, utilizadas em muitos pratos e até em comida japonesa.
Os pratos onde as trufas são mais utilizadas são os mais simples, pois assim o sabor se destaca, por ser único, inigualável, ímpar.
Existem 3 tipos de trufas, as brancas, mais caras e raras, encontradas na Itália; as negras, que são encontradas na Itália, França e Espanha, e as de verão.
Recentemente no Brasil foram encontradas algumas espécies no Rio Grande do Sul e em São Paulo, isso mesmo, e foram muito bem avaliadas pelo mercado europeu, com aroma mais suave, mas não inferior, mas isso devido ao aroma do solo brasileiro.
Segue uma maneira de preparar um prato com azeite de trufas, para se ter conhecimento do seu sabor sem desembolsar muitos mil dólares.
Corte um queijo parmesão em lascas, reserve numa petisqueira, coloque em um recipiente um pouco de mel e azeite trufado, em quantidades iguais, e sirva junto do queijo parmesão como aperitivo ou entrada.

Gastronomia e suas diversidades
com a Chef Malu Baldoino
Compartilhar

Tags

Outros Posts