Treinamento funcional e atividades circenses para crianças e adultos

Postado em 15 de maio de 2017

Treinamento Funcional

Hoje em dia muito se tem falado sobre o treinamento funcional e aulas de circo. Mas é aeróbico? Emagrece? Aula de circo é ficar pendurado? É só para crianças?
Então vamos tentar esclarecer algumas dúvidas. Ambas são atividades dinâmicas, trabalham o corpo como um todo, promovem gasto energético, respeitam a individualidade, além de muitos outros benefícios para nossa saúde.
Começando com o treinamento funcional, que tem como base as atividades funcionais do corpo, sendo elas caminhar, correr, saltar, agachar, levantar. Todas estas funções são realizadas dentro de vários planos e eixos. Desde atividades cotidianas como rotação de tronco ao levantar da mesa ou do carro, levantar os braços acima da cabeça ao pegar um utensílio no armário, subir e descer escadas, agachar para alcançar objetos no chão, para amarrar e calçar os sapatos até atividades mais complexas como exigem as variadas modalidades esportivas: lutas, tênis, corrida. Enfim, tudo o que fazemos exige esforço do nosso corpo o tempo todo e, através do treinamento funcional, conseguimos de uma forma global tornar nosso corpo saudável, forte, inteligente e consequentemente mais bonito.
Por ser um treinamento dinâmico, em aproximadamente 1 hora conseguimos trabalhar muitas habilidades como força, coordenação, agilidade, condicionamento, sempre buscando uma biomecânica postural correta. É utilizado o peso do próprio corpo e também muitos acessórios que tornam as aulas mais atrativas e desafiadoras.
E as aulas de circo?
Muito bem aceita pelo público infantil e adolescente, vem ganhando espaço também entre os adultos. Em um ambiente muito diferente das academias convencionais, trocamos barras e máquinas com séries e repetições intermináveis por acessórios encantadores como trapézio, argolas, bambolês, tecido acrobático, dentre outros.
As aulas envolvem atividades lúdicas em conjunto ao desafio de novos movimentos, o que torna a modalidade bastante motivadora. Para participar das aulas não é necessária qualquer experiência anterior, e sim muita disposição e dedicação.
E para quem acha que aula de circo é só brincadeira, está enganado. Além da concentração, que é fundamental, as aulas promovem ganho de força muscular, consciência corporal, flexibilidade e muitos outros benefícios como coragem, superação e muita alegria.
Embora seja um ambiente lúdico e descontraído, as duas modalidades de treinamento requerem uma boa orientação do profissional responsável pelas aulas, pois mesmo sendo atividades coletivas (grupos de até três alunos), ele irá avaliar e planejar as aulas de acordo com a individualidade física e psicológica de cada um. É fundamental o comprometimento por parte do aluno para que haja uma progressão de forma gradativa e segura.
Pense na sua qualidade de vida e das crianças. Na postura que nós adotamos ao trabalhar, estudar, ao ficar horas no celular, o quanto o sedentarismo pode afetar a saúde de forma negativa a curto e longo prazo. Escolha uma atividade que o agrade, que seja prazeroso, para que tenha menos riscos de desistir. E vamos nos mexer.

Dra. Tatiana Haraki Barbosa
CREFITO 91812-F
Estúdio de Pilates Adriana Martins
Contato: 4653-3298

Compartilhar

Outros Posts