Tratamento da sinusite pela acupuntura
Postado em 2 de julho de 2019
A Medicina Tradicional Chinesa classifica a causa da sinusite em fatores internos e externos. Os fatores internos correspondem aos desregramentos alimentares, como exemplo a ingestão de leite e derivados, consumo abusivo de doces, frituras e alimentos pastosos, pois geram acúmulo de umidade e fleuma no organismo.
Assim, a primeira estratégia para a cura é remover os fatores alimentares que são o alicerce dessa condição e incluir alimentos e fitoterápicos chineses que auxiliem a reorganizar a funcionalidade orgânica.
Os fatores externos são de origem climática, como vento frio, calor e umidade, que prejudicam o movimento do Qi (energia) dos pulmões nas vias nasais, provocando a estagnação e alteração na viscosidade dos fluidos, gerando mucosidade e calor que irão manifestar-se através de secreção amarelada e purulenta (quadro agudo e infeccioso). Na prática é comum que esses fatores estejam associados.
A justaposição de fatores de mesma natureza desencadeia e potencializa a sinusite. Dessa forma, uma pessoa que abriga condições latentes de umidade e calor irá piorar em dias quentes e úmidos. Aqueles que possuírem condições latentes de calor e deficiência de fluidos orgânicos irão piorar em dias quentes e secos. Pessoas com umidade e deficiência de calor corporal irão piorar em dias frios e úmidos.
A sabedoria da medicina chinesa reside na regulação dos fatores que servem de alicerce para as enfermidades. Eliminando os fatores causais internos e protegendo adequadamente o exterior, geramos homeostase.
A acupuntura é uma excelente aliada para mover as estagnações, eliminar fatores patógenos exteriores e melhorar as funções respiratórias, desobstruindo as vias respiratórias.
A Farmacologia Chinesa é uma abordagem eficaz associada à acupuntura para tratar as condições internas e os processos de deficiência que estejam facilitando o organismo a desenvolver o quadro, pois, além de tratar os sintomas, eliminam todo muco acumulado.
Num quadro agudo de sinusite, é comum tomarmos antibióticos, no entanto ele diminui a infecção mas não elimina adequadamente o muco, como a farmacologia chinesa faz, o que gera um acúmulo deste, e cada vez que a sinusite se desencadeia os sintomas ficam mais graves.
Para pessoas com quadro de sinusite aguda, com febre, cefaleia, irritações oculares acompanhando expectoração amarelada, são indicadas decocções de ervas que eliminam o calor. Uma sugestão nesse quadro é tomar pela manhã um copo de suco de laranja com cenoura e gengibre fresco, uma bebida de natureza refrescante e que produz uma melhora no funcionamento do baço, fígado e rins.
Em quadros de sinusite crônica com sinais de frio, como secreção esbranquiçada, frio nas extremidades, necessidade de urinar com frequência, apatia, cansaço, são indicadas decocções de sementes de mostarda branca, gengibre seco, alcaçuz e erva doce.
Outra indicação seria consumir arroz preparado com pouco sal e temperos naturais como salsa, alho poró, pois ajuda a eliminar umidade. Porém, necessita ser preparado para cada refeição, não devendo ser guardado e reaproveitado.
Para acompanhar as refeições, usa-se apenas chá (chá verde, chá de jasmim, ou algum chá aromático que tenha preferência), pois ajudam no processo digestivo.
Evitar alimentos apimentados, pois como possuem natureza quente, aumentam o calor, ajudando a aumentar os sintomas.
A medicina chinesa dá muita importância ao bom funcionamento do sistema digestivo, pois na sua visão a umidade é produzida quando baço e estômago estão sofrendo alterações, o que ocorre devido à alimentação inadequada. A umidade é produzida no sistema digestivo, porém acumula-se nos pulmões e seios paranasais.