Tendência vintage conquista mercado de iluminação

Postado em 15 de maio de 2017

Tendência vintage conquista mercado de iluminação

Em época de dinheiro escasso a indústria vem investindo em produtos de iluminação que fazem da lâmpada uma peça decorativa, sem que seja necessária a aquisição de luminárias. Isto explica o sucesso das lâmpadas com filamento LED, uma tendência com design retrô na decoração. O modelo é uma releitura da lâmpada criada por Thomas Edison no final do século XIX, e que anos mais tarde teve o filamento substituído pelo tungstênio para iluminar mais.
Até pouco tempo só havia no mercado a versão de carbono, que além de consumir muito, possui uma luz fraca e aquece muito o ambiente por concentrar sua energia nos filamentos de carbono. Para aliar o apelo estético deste modelo com economia, agora existe no mercado lâmpadas com filamento usando a tecnologia LED.
O charme deste modelo, na avaliação do diretor comercial da Lâmpadas Golden, está na estética. “O filamento à mostra faz com que a lâmpada dê um ar vintage ao ambiente, que cada vez tem mais apelo junto ao consumidor”. O executivo explica que com isso não é preciso gastar muito para criar este efeito retrô. “Basta aplicar lâmpada com filamento num soquete colorido e usar a imaginação para distribuir o fio ou vários deles. A sofisticação é gerada pelo desenho que o filamento forma”, completa Cruz. Por esta razão, este tipo de fonte de luz tem um ótimo efeito decorativo, deixando o ambiente mais aconchegante.
O modelo vem com cor diferenciada âmbar que produz uma luz amena, recomendada para ambientes sofisticados e aconchegantes, e atende a tendência atual de privilegiar a iluminação pontual e de efeito decorativo, no lugar da iluminação difusa e impessoal.
Este tipo de lâmpada oferece uma luz que contém uma proposta mais estética que funcional e garante um papel de destaque na decoração. Segundo Cruz, hoje sabemos que uma lâmpada oferece mais que luz. “Ela proporciona conforto e bem-estar, mas também contribui para dar requinte ao ambiente, dialoga com o tipo de uso que se faz dele e complementa a decoração”, explica. No caso da lâmpada com filamento, “ela própria é objeto de atenção e atrai olhares”, completa o executivo, para quem este tipo de diferenciação só é possível porque a lâmpada ganhou nos últimos anos um valor agregado, que é o “design aplicado à estética da luz”.

Qual modelo escolher
E para dar ainda mais versatilidade à sua aplicação, a Linha Decor das Lâmpadas Golden conta com cinco formatos diferentes: Vela, Vela Chama, A60, Globo e Pera.
Os modelos podem ser usados tanto sozinhos em pendentes com soquete, como em luminárias decorativas e abajures. São recomendados para iluminação complementar e decorativa de residências, hotéis, lojas e restaurantes.
Têm 4W de Potência e substituem as incandescentes de 30W, com 86% de economia, e as lâmpadas de filamento de carbono.

Compartilhar

Outros Posts