Reabilitação oral com recursos digitais

Postado em 10 de agosto de 2021

A odontologia se encontra em uma fase muito interessante e agradável, oferecendo recursos tecnológicos em todas as suas especialidades, o que torna possível a realização de tratamentos com resultados previsíveis, em que a função e a estética final da reabilitação oral são tão evidenciadas.
Neste caso clínico, exposto na página ao lado, apresento a reabilitação oral de uma paciente que se encontrava em uma situação bem desfavorável, usando prótese parcial removível superior e inferior com grampos metálicos, e perda de dentes em várias áreas da boca sofridas precocemente durante a adolescência. Em função disso, houve muita perda de volume ósseo e perda gengival com total desarranjo na estética e função da boca.
O tratamento proposto foi fundamentado em um planejamento bem elaborado, com a ajuda de vários recursos digitais, fotos da boca e face da paciente, exames radiográficos, tomografia computadorizada, escaneamento da boca e softwares de desenho dos dentes e do sorriso.
Os dentes presentes foram todos aproveitados com instalação de coroas de porcelana e próteses fixas confeccionadas com zircônia e porcelana. De um modo a esclarecer em maiores detalhes ao leitor, descreverei sequencialmente da seguinte forma: na região superior anterior fora realizado enxerto ósseo para aumento de espessura retirado do mento (queixo). Após alguns meses foram realizados dois implantes nas regiões dos dentes anteriores superiores e laterais para suportar uma prótese fixa com quatro dentes, confeccionada em zircônia e porcelana, isenta de metal.
Também nessa região superior acima descrita foram realizados enxertos gengivais, enxertos ósseos na parte anterior superior e implantes em outras áreas com perda dental.
O dente inferior anterior (frente), que aparece amarelado na imagem ao lado (caso inicial) apresentava-se com lesão cística na extremidade da raiz e que fora removida no mesmo ato da remoção de osso para enxerto destinado à região anterior superior.
Ao final do tratamento o que planejamos foi alcançado, proporcionando à paciente conforto mastigatório, um sorriso natural, reconquistando sua autoestima.

Por: Dr. Carlos Russo
CROSP: 20574
42 anos de experiência clínica
Reabilitação oral com reconstrução de sorrisos
Odontologia Digital
Especialização em Estomatologia /USP
Aperfeiçoamento na Alemanha na área de Prótese e Porcelana
Aperfeiçoamento em Implantodontia no P-I Branemark Institute
Aperfeiçoamento em Halitose
Pós graduação em Implantes
Docente durante 8 anos na Universidade Paulista e na Universidade de Mogi das Cruzes
Contato: (11) 99518-0863
Foto: Freepik

Compartilhar

Outros Posts