A polêmica dieta do HCG – Dr Caruso

O método funciona mesmo?

Postado em 20 de fevereiro de 2017

A polêmica dieta do HCG

Você já deve ter ouvido falar dela: a dieta do hCG, uma dieta radical que envolve a administração do hormônio  HCG (human  chorionic  gonadotropin – este hormônio é produzido pelas mulheres grávidas, fazendo com que elas consumam suas reservas de energia para manter seus filhos nutridos).

Esta dieta está associada a perdas dramáticas de peso, até mesmo de 500g por dia. Mas os críticos do tratamento afirmam que somente a restrição calórica prescrita seria a responsável pela perda de peso, e não o hormônio, e que dietas muito restritivas prejudicariam a saúde e promoveriam a perda de massa magra (musculatura). Além disso, muitos outros mitos foram criados em torno deste tratamento.

Assim, grande pergunta é: o método funciona mesmo ?  Minha resposta é SIM. Após anos de pesquisa e tratando centenas de pacientes, já posso afirmar com segurança que o método funciona, desde que se siga o protocolo fundamentado, e contando com a adesão e colaboração total do paciente.

A segunda grande pergunta :  “É o HCG ou a dieta que  faz perder peso”?

Surpreenda-se com o que vou dizer : sim, é a dieta ! Porém o HCG muda COMO você perde peso!

  • Segundo relatos de pacientes, o HCG reduz a sensação de fome. Isso lhe permite comer bem pouco, confortavelmente.
  • HCG é um pró-hormônio, que ajuda o corpo a produzir mais hormônios. Uma vez que deficiência ou desequilíbrio hormonal é parte do motivo para ganho de peso, este hormônio é de grande utilidade.
  • Este método evita que você perca massa muscular enquanto faz a dieta, ao contrário, incentiva o aumento da mesma. Numa dieta restritiva normal, sem HCG, a perda muscular é disfarçada pela perda de peso, e não de gordura. A perda de musculatura causa lentidão no metabolismo, o que leva a pessoa a recuperar o peso rapidamente, mas não em forma de músculo, que sabemos, são bem mais difíceis de se recuperar. O protocolo correto protege você da perda muscular, se concentrando na perda da gordura nociva de seu corpo, o que se revela rapidamente através da perda de medidas, proporcionalmente maior que a diferença na balança (porque preserva a musculatura, que pesa bem mais que o mesmo volume em gordura, como você já sabe).

A regra de ouro é que esta medicação, o HCG, seja usado apenas com prescrição e supervisão médica, e é fundamental que o profissional seja experiente e atualizado em reeducação alimentar, e em toda a problemática da alimentação moderna, para lhe orientar precisamente.

Dr. Caruso

CRM : 64084

Diretor Clínico do CESA – Centro Especializado em Saúde de Arujá.

Compartilhar

Outros Posts