Os benefícios da beterraba
O suco de beterraba é um alimento poderoso e eficaz para quem pratica esportes
Postado em 8 de maio de 2017
A beterraba, além de deixar qualquer prato ou suco mais bonito, tem um nutriente especial e bom pra quem pratica esportes de endurance. Muitos estudos já mostraram como o suco de beterraba pode melhorar o rendimento e a recuperação de quem corre ou pedala longas distâncias.
E não é uma melhora qualquer: um estudo recente mostrou que pode melhorar o desempenho em até 3% – o que, no mundo dos atletas de alta performance, é um número muito expressivo. Mo Farah, duas vezes medalha de ouro nos 10.000 metros, é um dos exemplos de adeptos do suco de beterraba para aumentar a performance.
Entre os benefícios, o suco de beterraba promove uma melhora do fluxo sanguíneo, ou seja, mais facilidade do oxigênio fluir para os músculos, que conseguem usá-lo de maneira mais eficiente.
Uma revisão de estudos publicada recentemente analisou as pesquisas existentes sobre os benefícios da beterraba no rendimento de atletas.
A pesquisa revelou que aqueles que usam suplementos nutricionais para aumentar os efeitos do treinamento e alcançar melhorias em seu desempenho atlético podem investir em um suco de beterraba para aumentar os níveis de óxido nítrico (NO), que serve múltiplas funções relacionadas ao aumento do fluxo sanguíneo (trocas gasosas, biogênese mitocondrial e eficiência e fortalecimento da contração muscular).
Segundo o estudo, estas melhorias de biomarcadores indicam que a suplementação com suco de beterraba poderia ter efeitos ergogênicos sobre a resistência cardiorrespiratória que beneficiam o desempenho atlético.
Depois de analisar 23 artigos, a revisão foi publicada no início de 2017, concluindo que o suco de beterraba também melhora a resistência cardiorrespiratória em atletas, aumentando a eficiência e melhorando o desempenho em longas distâncias.
No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender se a combinação de suco de beterraba com outros suplementos tem um efeito positivo ou negativo na resistência cardiorrespiratória, mas segundo os pesquisadores é possível que os efeitos da suplementação possam ser minados pela interação com outros suplementos como a cafeína, por exemplo.
Fonte: educaçãofisica.com.br
Por: Prof. Especialista Bruno Maurício de Santana
CREF 063483-G/SP
Equipe Gero Núcleo de Saúde
Celular: (11) 98275-2316