Organize suas finanças hoje, não deixe para amanhã

Postado em 3 de julho de 2017

dinheiro-1

Se a cada mês você diz que precisa começar a organizar melhor as suas finanças, mas acaba deixando para depois, vamos auxiliá-lo a solucionar essa situação de uma vez por todas.
Vamos citar alguns passos para tomar o controle sobre seu dinheiro hoje.

A – Inicie hoje a organizar sua vida financeira
Muitos deixam de cuidar do orçamento por falta de consciência da importância dessa medida ou de organização entre as diversas tarefas diárias, já outras pessoas empurram essa iniciativa com a barriga por medo de encarar a sua realidade financeira. Desta forma, o primeiro passo para controlar as suas finanças é assumir o compromisso e iniciar reservando algumas horas do seu dia-a-dia.

B – Planilhe suas receitas e despesas
Chegou o momento de colocar em prática e colocar em planilha ou papel todas as suas receitas e despesas. Aconselha-se utilizar uma boa ferramenta de organização financeira. Para organizar seu orçamento você deve iniciar listando todas as suas receitas do mês. O segundo passo é listar as despesas, não esquecendo das fixas, como por exemplo a parcela do carro, IPVA, plano de saúde, entre outras, e as variáveis, celular, supermercado. Diante destes dados você poderá fazer a projeção de gastos do mês e descobrir quanto da sua renda já está comprometido no mês.

C – Verifique quais itens podem sofrer cortes no orçamento
Utilizando os dados da planilha de orçamento, fica muito mais fácil avaliar quais gastos não são prioridades, podendo ser reduzidos. Podemos citar o seu pacote hiper completo da academia, uso do seu telefone fixo, anuidade do cartão de crédito, sempre avaliando as suas despesas, buscando formas de cortar o que é possível e renegociando os demais. Uma boa dica para se orientar nessa avaliação é a regra dos 50/30/20: onde 50% da sua renda líquida é destinada a despesas essenciais, exemplo aluguel, telefone, luz, água, 30% para despesas supérfluas, exemplo lazer, compras pessoais e finalizando 20% para poupança e investimento.

D – Defina seus objetivos
Um bom orçamento vai auxiliar a identificar quais são seus objetivos e prioridades financeiras com o passar dos dias. Caso tenha dívidas a saldar, defina como prioridade. Neste momento que você já sabe quanto da sua renda está comprometida e já reavaliou seus gastos para reforçar a sobra mensal, reúna esforços para colocar sua vida financeira nos eixos. Após colocar as dívidas nos eixos, é hora de repensar seus objetivos. Redescubra qual a quantia que você consegue poupar por mês, utilizando a sua previsão de gastos e possibilidades de redução dos mesmos, estabelecendo suas metas: como a desejada viagem de fim do ano, troca do carro.

E – Defina um plano de ação
Finalmente chegou o momento de iniciar. Por exemplo, se a sua meta inicial for saldar as dívidas, crie um plano de ação, após concluir sua planilha e organização, procure o seu banco, renegocie as taxas e condições de pagamento e comprometa-se com o seu objetivo. Se já for possível reservar uma parte do que ganha, chegou o momento de poupar e investir, mesmo que o valor seja pequeno. Existem vários investimentos seguros e com boa taxa de retorno e rentabilidade, auxiliando a atingir seus objetivos.
Mantenha o foco, desta forma fica mais fácil a tarefa de poupar, em alguns momentos vai sentir que é muito difícil, mas fique tranquilo e só no começo inicie poupando um pouco que conseguir por mês. Naturalmente irá aumentar sua reserva, sempre analisando sua planilha de orçamento e ajustando o mesmo.

Por: Vandré Rodrigues
VR Consultoria e Gestão Contábil
Fone: 4651-2778

Compartilhar

Outros Posts