O que é sustentabilidade?
Postado em 26 de outubro de 2022
Sustentabilidade é a capacidade de usufruir dos recursos naturais presentes no planeta sem comprometer o uso dos mesmos para as gerações futuras.
Nesse sentido, por exemplo, temos cada vez mais a aplicabilidade do termo em ações cotidianas como o consumo de produtos naturais, reutilização de embalagens, reciclagem, utilização de transportes menos poluentes e, por que não dizer, consumo de energias limpas.
Energia solar bate recorde e é a 3ª principal fonte no Brasil
Recentemente, a energia solar fotovoltaica assumiu a terceira posição na matriz energética brasileira, com 8,5% da potência instalada em território nacional, atrás somente da geração hídrica (53,5%) e da eólica (10,8%). Com esse resultado, a fonte supera as termoelétricas movidas a gás natural (8,1%) e a biomassa (8%).
Segundo a Absolar, através do seu CEO, é um resultado muito expressivo, visto que, cinco anos atrás, a energia solar sequer aparecia no gráfico da matriz energética. “A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, afirma.
Em março de 2022, o fotovoltaico já havia ultrapassado a marca de 14 GW (gigawatts) de potência operacional no Brasil, considerando-se as usinas de grande porte somadas aos sistemas de geração própria, como os de telhados, fachadas e pequenos terrenos. Dessa forma, a fonte solar superou, pela primeira vez, a capacidade de produção da Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo. Se continuar nesse ritmo de crescimento, estima-se que alcançará o dobro da capacidade de Itaipu até fevereiro de 2023.
Tendência global
O movimento do mercado nacional acompanha uma forte tendência em todo o mundo. Estudo da BloombergNEF (BNEF) mostra que o investimento global em fontes renováveis, como a solar e a eólica, totalizou 226 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2022 – volume recorde para o período.
Somente os investimentos em novos projetos de geração solar de todos os portes resultaram em 120 bilhões de dólares, um avanço de 33% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Segundo estudo da Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026, o Brasil irá assumir cada vez mais o protagonismo do setor no mundo, tornando-se um dos principais mercados nos próximos anos. A expectativa é de que o País atinja 54 GW de potência instalada até 2026.






