A menopausa faz aumentar o peso?

Postado em 8 de dezembro de 2022

Com a chegada do período de perimenopausa e menopausa, milhares de mulheres no mundo começam a apresentar sintomas como fogachos, irritabilidade, perda do sono e o temeroso aumento de peso. Mas será mesmo que a menopausa faz com que a mulher aumente de peso?
Em primeiro lugar, sobrepeso e obesidade estão muito relacionados com a genética, sedentarismo, sono de má qualidade, alimentação rica em açúcares e farinha branca. No entanto, as alterações hormonais na menopausa podem facilitar o ganho de peso. O estrogênio é um hormônio muito importante no corpo feminino, além da parte sexual, também tem atuação no metabolismo que envolve fígado, músculo, pâncreas, entre outros. Com o declínio desse hormônio há o aumento do apetite e uma predisposição ao aumento do tecido adiposo visceral, que produz processo inflamatório intenso, sendo um dos fatores do aparecimento da resistência à insulina.
Esta alteração contribui para o surgimento de diabetes, piora do perfil lipídico, aumento do apetite e dificuldade da perda de peso, pois com insulina elevada o nosso corpo não “queima” gordura. Ou seja, tudo contribui para uma piora metabólica. Mas qual a solução para melhora desta parte metabólica?
Para ter uma longevidade saudável é imprescindível atividade física, melhora na alimentação, sono, em muitas vezes, o uso de nutrientes e, quando não contraindicado, a terapia de reposição hormonal. No nosso corpo nada “anda sozinho”, e quando conseguimos a união destes a fase da menopausa ocorre sem sintomas e com melhora da qualidade de vida.

Dra Juliana Brettas Brondani
CRM 150763
Endocrinologia e metabologia
Contato: (11) 99759-3365
Compartilhar

Tags

Outros Posts