Medicina Chinesa x Floral de Bach

Postado em 10 de dezembro de 2023

Hoje em dia é comum ouvirmos o termo “práticas integrativas”, também denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), que têm como objetivo a prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado continuado, humanizado e integral à saúde.
Achei importante falar sobre esse tema porque como profissional que atua há mais de 20 anos com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que é uma das práticas integrativas reconhecidas pelo SUS, quero dizer que existe uma diferença em cuidar da saúde e cuidar da doença.
Quero deixar claro aqui antecipadamente, que não sou contra medicamentos, até porque em estágios muitos avançados de qualquer doença ou até uma dor aguda muito forte, eles são necessários, e ajudam o corpo na recuperação dos sintomas.
Meu objetivo é mostrar que antes de chegarmos ao estágio de ter que ficar dependente de medicamentos que tratam somente sintomas, podemos buscar caminhos que nos equilibrem de uma forma natural, e a natureza está aí para nos ajudar.
Dr. Edward Bach (criador dos Florais de Bach, reconhecida como PICS também), diz que a “doença é uma forma de correção do corpo”.
A MTC trata a doença como desequilíbrios energéticos, sendo eles, excesso, deficiência ou estagnação da energia no corpo energético que reflete no corpo físico.
Quero te convidar a refletir nesse contexto. Meu trabalho tem como objetivo, através desses recursos naturais, encontrar seu equilíbrio e entender por que um determinado sintoma está se manifestando no corpo.
Tenho tido excelentes resultados associando a acupuntura aos Florais de Bach.
Eles atuam no campo emocional, e não na doença física. Ajudam a estimular a autocura e a capacidade de restaurar suavemente o equilíbrio entre a mente e o corpo. Harmonizam e equilibram a personalidade e agem nas emoções, que podem ser a causa real das doenças.
O princípio básico do floral é transformar o sentimento negativo em positivo, nos ajudando a ter conexão com nossa essência e a desenvolver nossa autoconsciência, para liberar a força vital presa nas nossas emoções. As dores são um caminho para entendermos essas emoções.
Te convido a trilhar esse caminho para dentro de você e buscar uma vida mais saudável e equilibrada.
Estou realizando também consultas on-line, caso a opção seja somente pela Terapia Floral. Para mais informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato.

Por: Ana Paula Araújo
Crefito: 24998-F
Fisioterapeuta e acupunturista
Contato: 99840-3522
Compartilhar

Tags

Outros Posts