Mantenha o entusiasmo
Postado em 30 de maio de 2024
Estamos chegando à metade do ano de 2024, e seu entusiasmo do início do ano se mantém? A sabedoria popular frequentemente se encontra com o conhecimento acadêmico. Por exemplo, diz-se que a pessoa “está no pique”, isto é, mantém tal grau de entusiasmo, qualificação, impulso e outros ingredientes do gênero, que faz tudo bem, com sucesso. Esse é um fenômeno verdadeiro e já devidamente pesquisado: a potencialização do desempenho é causada por alta dose de motivação (motivo + ação), decorrente de sucessos que, por sua vez, resultaram em acertos ocasionados por bom desempenho, tudo isso em um círculo virtuoso. Quanto mais sucesso, mais impulso, mais realização, mais desafios etc.
Por outro lado, perder o pique é andar para trás com toda certeza. Tudo começa a dar errado, sem motivo aparente. O insucesso causa frustração e insegurança, que alimenta o medo, e uma sucessão de desânimos.
Então, um profissional que preza por sua carreira tem que fazer o possível e o impossível para manter o pique. Nos momentos de baixa do ânimo, esse perigo ocorre, como em uma demissão ou uma falência. Caso ocorra esse período, o importante é perceber o óbvio: se você já teve algum sucesso, com a motivação correta nada mais natural que ele volte no futuro. Se teve competência, ela continua aí. Se foi capaz de realizar algo, a mesma força se mantém presente. O importante é cuidar da mente em primeiro lugar, pois o pique começa exatamente lá.
Lembre-se de que a motivação vem de dentro para fora, assim reveja suas metas e objetivos, e se ponha em ação para alcançá-los. E o seu “copo” está meio vazio ou meio cheio?
Leia outros assuntos do mundo da contabilidade no site da Gênesys.