Lipoaspiração de papada e suas associações
Postado em 29 de junho de 2025

A famosa papada, ou gordura cervical, é um tipo de gordura que incomoda muitas mulheres e homens, pois, muitas vezes, não é removida com dietas e prática de exercícios. O acúmulo de gordura abaixo do queixo pode ser removido por meio de diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. A lipo de papada é indicada para pessoas que buscam contornos mais harmônicos abaixo da mandíbula, com finalidade estética.
O procedimento mais comum de remoção da gordura é a lipoaspiração mecânica, realizada com o uso de cânulas de sucção por meio de uma pequena incisão abaixo do queixo. Entretanto, outros procedimentos menos invasivos também são realizados, como a aplicação de enzimas que degradam a gordura — feita em algumas sessões — ou o uso do ultrassom microfocado, que apresenta ótimos resultados para pacientes com pouca gordura localizada. Há ainda o tratamento com endolaser, realizado com uma fibra óptica que degrada a gordura e estimula a produção de colágeno, diminuindo também a flacidez. Esses procedimentos podem ser utilizados isoladamente ou combinados com diversas técnicas em harmonização facial.
A lipo de papada não é indicada para pessoas que apresentam muita flacidez de pele na região. A técnica deve ser associada a outras formas de tratamento, como o uso de fios de PDO, que promovem a tração do excesso de pele e o estímulo de colágeno, ou mesmo o uso de bioestimuladores, que tratam a pele, melhorando sua textura. Quando esses tratamentos não são suficientes, devido à grande flacidez, torna-se necessária a remoção cirúrgica da pele da região.
Entre os procedimentos cirúrgicos associados, está a lipo de papada com lifting do pescoço, realizada por meio de uma sutura que alcança o músculo platisma na região do pescoço, suspendendo-o e corrigindo a flacidez da pele. Já o lifting facial ajuda a rejuvenescer a face de pessoas com idade avançada. Esse procedimento, realizado após a lipo, remove a quantidade de tecido desejada e o reposiciona para melhorar as expressões. Além disso, atenua rugas e sulcos, muito comuns quando a pele está flácida e caída. O resultado elimina, inclusive, o chamado bigode chinês.
A lipoaspiração mecânica é um procedimento minimamente invasivo, requer anestesia local (e, muitas vezes, sedação), e o paciente necessita de um repouso mínimo de três dias. Há indicação de sessões de drenagem linfática com profissional habilitado para potencializar os resultados. Já os procedimentos de lifting têm o período de repouso variável, conforme o caso.
O uso de equipamentos com tecnologia vem se consolidando cada vez mais na harmonização orofacial. Proporcionam ao paciente tratamentos menos invasivos e com ótimos resultados.
É necessário realizar uma avaliação com profissional devidamente habilitado, que indicará a melhor forma de tratamento para cada paciente. Os procedimentos estéticos de harmonização orofacial sempre contribuem para a melhora da autoestima dos pacientes. Use a tecnologia e os novos métodos a favor do seu bem-estar. Cuidem-se e sejam felizes.
Por: Dra. Ana Claudia Barbosa
CROSP 100838
Mestre em Anatomia – USP
Especialista em Implante – USP
Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Especialista em Harmonização Orofacial
Elite Odontologia Especializada
Elite Estética Saúde e Beleza
Contato: (11) 4651-1949 / 95869-0860





