Jubileu de Prata: Dra. Maria Odete comemora 25 anos de clínica

Postado em 10 de novembro de 2023

Transformando a dor em ofício e levando alívio aos corações aflitos, assim nasceu a profissional Dra. Maria Odete, conceituada Psicanalista que converteu a dor do luto pela perda do esposo em sua profissão.
No mundo da psicanálise, completar 25 anos de atendimento clínico é um marco notável, e é justamente esse feito que a Dra. Maria Odete celebra neste ano. Com uma trajetória marcada por superação pessoal e dedicação profissional, ela se tornou uma referência na área da psicanálise, ajudando inúmeros pacientes a compreender e tratar seus sintomas.

Uma jornada de transformação
Psicóloga e Psicanalista, Dra. Maria Odete não trilhou um caminho convencional para chegar à profissão que a tornaria conhecida e respeitada. Sua formação em História com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC – São Paulo, inicialmente a levou por outros caminhos. No entanto, a vida lhe reservou desafios e transformações que a conduziram à psicanálise.
Aos vinte e um anos ela concluiu seus estudos em História e, um ano depois, realizou seu sonho de se casar. No entanto, a tragédia se abateu sobre ela quando ficou viúva apenas dois anos após o casamento. A dificuldade de lidar com o luto a levou a buscar a ajuda de um psicanalista, e essa experiência não só a ajudou a superar a perda como também a questionar seu próprio desejo como mulher e profissional.
Maria Odete ficou encantada com o processo analítico e, movida por essa paixão, decidiu voltar à faculdade para se formar em Psicologia, seguida por especializações em Psicanálise e Linguagem, bem como um mestrado em Semiótica, onde se tornou pesquisadora na área da semiótica psicanalítica.

Uma carreira dedicada à compreensão humana
Foi na década de 90 que Dra. Maria Odete iniciou sua clínica. Em 2006 concluiu seu mestrado e, desde então, vem se dedicando à psicanálise não apenas como profissão, mas como um ofício ao qual se dedica com profundo apreço.
Durante quase três décadas de atendimento clínico, ela expandiu seu alcance de atuação. Inicialmente atuando como terapeuta junguiana, ela atendia em Santa Isabel, Jacareí e São José dos Campos, além de manter grupos de estudos e um programa semanal de rádio onde respondia a perguntas dos ouvintes sobre sintomas psíquicos. Em 2001, foi convidada a lecionar aulas de psicanálise em São Paulo, onde passou a atender alunos e oferecer supervisão.
Sua dedicação à psicanálise não parou por aí. Dra. Maria Odete também expandiu sua atuação para Arujá, onde criou o NUPPAC (Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Cultura em Arujá). Lá, desenvolveu cursos de formação em psicanálise e realizou pesquisas nas áreas de psicanálise e direito, psicanálise e filosofia, psicanálise no cinema, entre outras. Além disso, o NUPPAC também criou uma clínica social para atender a população carente.
Atualmente ela atende em Arujá e São Paulo presencialmente. De forma on-line, Dra Maria Odete tem pacientes em todo Brasil, inclusive no exterior, como Estados Unidos e Austrália.
Seu legado na psicanálise é um testemunho inspirador de como a superação de traumas e a elaboração dos sintomas podem levar a pessoa a compreender como ocupar os espaços desejados e se tornar um agente transformador da realidade.

Serviço
Dra. Maria Odete
Avenida João Manoel, 600 – JM 600

Agendamentos:
(11) 11 97100-5253

Instagram
@mariaodeteggalvao

Compartilhar

Tags

Outros Posts