Hérnia de disco: o que fazer em uma crise?

Postado em 8 de março de 2022

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Na maioria dos casos os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo o paciente se sentindo bem sem tratamento, é importante que ele faça um programa de tratamento voltado para a funcionalidade normal da coluna e para o seu fortalecimento.

Mas o que fazer diante de uma crise?
Primeiramente procure uma posição de conforto: dependendo do tipo de hérnia você terá uma posição específica que irá aliviar a dor. Pode ser deitado de lado com a perna de cima esticada, abraçar os joelhos contra o peito ou deitar de barriga para baixo.
Detalhe: não alongue! Se a dor estiver descendo em fisgadas, queimação e pontadas pela perna, evite exercícios de alongamento. O estiramento do nervo durante a crise só vai fazer piorar. Alongamentos serão ótimos aliados depois que a crise for embora.
Procure o mais rápido possível um bom fisioterapeuta osteopata especialista em dor. Quanto antes começar um tratamento adequado, mais benefícios trará à sua recuperação.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”, Carl Gustav Jung.

Por: Dr. Inácio Hiroshi Matsumoto
Crefito – 76308-F
Contato: (11) 99821-2114

 

Compartilhar

Outros Posts