Guararemense Rafael Alves lança seu EP “Faces”

Postado em 24 de setembro de 2019

O jovem músico, natural de Guararema, apresenta o seu mais novo projeto “Faces”, um EP autoral com 5 canções inéditas e uma canção bônus em que apresenta toda a sua versatilidade, experiência e talento.

O show do lançamento oficial do EP Faces será em 28 de setembro de 2019, no Parque de Lazer Prof. Deoclésia de Almeida Melo, às 20 horas. O público poderá conferir todas as novidades e adquirir o CD físico. Após o lançamento, o EP poderá ser ouvido em todas as grandes plataformas digitais, entre elas: Spotify, Deezer, Apple Music.

Em mais de uma década de estrada, Rafael Alves já participou de diversos projetos e ampliou os seus horizontes artísticos para áreas afins como o desenho e o teatro. Mas é na música que encontra o caminho para se expressar, seja através da execução de seu violão, guitarra, na composição ou a inconfundível voz (a junção entre suingue e vibração aveludada).

O EP “Faces”

Em “Faces” – que atribui o título ao diminutivo de “Facetas” – uma de suas propostas é apresentar, segundo ele, “as várias maneiras de se lidar com várias situações e pessoas”. A produção do EP é assinada pelo próprio músico com a colaboração de sua banda.

A canção que abre o EP é “O Barco” que o artista escreveu após o término de um relacionamento, mas que não significa um pedido de volta. A letra remete a “guardar o que foi bom e entender que um aprendeu com o outro”.

Não é à toa que o marulhar da canção alerta que o mar nem sempre está muito calmo e nem sempre muito agitado. Por isso, por mais que se faça planos para a vida, as vezes o vento acaba nos direcionando para outros lugares.

“Cadê meu amor” é uma canção mais antiga e com uma pegada mais pop em busca “de trazer a pessoa amada de volta”, pois o que se tem – e a letra a centua – são lembranças e “imaginação do que teria acontecido no passado sonhando à toa”.

A terceira faixa do EP “Enrolado” é uma música que fala de amor, mas de pessoas que não estão mais juntas. Já, de início, a letra assinala, no presente, que se precisa “parar de pensar que hoje em dia a gente não dá certo”, o que leva o ouvinte a se envolver naturalmente, devido ao tom contido e introspectivo das notas e acordes da canção.

A quarta faixa “Ménage à trois” é a música de trabalho do EP. Ela nasceu para um sarau realizado na Escola de Atores Wolf Maia em que Rafael Alves estudou. A canção pulsa em um arranjo mais arrojado, que aborda a sensualidade do tema com intensidade.

É impossível não se arrepiar (nem desejar) quando se ouve os versos “queima os preconceitos de agora/ queira sexo e amor toda hora” e “quatro paredes quietas admirando/ e o lençol entrelaçado participando/ a fronha na boca dela, faz silêncio”.

Após tanto rubor e respiração descompassada, Rafael apresenta a penúltima música “Mão com Mão” e traz a suavidade através do violão, para retratar a necessidade de duas pessoas viverem juntas e firmarem sua união. Com uma pegada mais soul o verso “minha tristeza partiu e deu lugar/ ao sorriso que é hoje residente”, faz sonhar de olhos semicerrados.

“Te amo” fecha o EP com romantismo. É uma grande celebração ao amor e um acalanto aos corações apaixonados. Na versão da música que já se encontra no Spotify, o saxofonista Milton Guedes tem uma participação que nos eleva a um nível ainda mais sublime. Os últimos acordes não só finalizam o EP, como revelam a maturidade profissional e artística de Rafael Alves.

Trajetória (do coral ao The Voice)

Rafael começou a cantar quando ainda era pequeno, por volta dos 4 anos de idade. Aos 12 ganhou o primeiro violão. Mas foi aos 6 anos que descobriu o seu talento ao participar de um coral em uma igreja.

10 anos depois, Rafael ingressou como aluno na Underground Escola de Música e Estúdio (Mogi das Cruzes) e ficou aproximadamente por 8 meses. Em 2005, ingressou na Faculdade de Comunicação Empresarial.

Já em 2007, concluiu a graduação e ainda estudou guitarra no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) com o professor Marcio Okayama. Em seguida, especializou-se em guitarra com o professor e mestre Eduardo Ardanuy.

Ainda em 2007, ajudou a fundar o Trio JAM, cujo repertório era recheado de Jazz, Blues e Rock. No ano seguinte, venceu o I Festival da Canção Popular realizado em Guararema com a música “Raio de Sol”, de sua própria autoria.

Em 2008, integrou a banda Marakutaia (São Bernardo do Campo) onde permaneceu por 4 anos. Em 2011, tornou-se o vocalista da banda Band It! (Mogi das Cruzes), onde ficou por um ano até sentir a necessidade de trabalhar em um projeto solo.

Rafael Alves teve o vídeo mais acessado no Youtube na primeira edição do The Voice Brasil, da Rede Globo. Anualmente participa em Brasília do projeto I´LL BE THERE, que homenageia Michael Jackson e que ainda conta com a presença de Rodrigo Teaser, reconhecido como o maior cover de Michael Jackson na América Latina.

Rafael Alves já abriu shows para artistas como: Michel Teló, Jeito Moleque, João Bosco e Vinícius, Cristiano Araújo, Israel Novaes, Guilherme e Santiago.

Entre seus vários projetos, destaca-se o “MJ Experience”, em que faz uma releitura da obra musical de Michael Jackson e com a influência do Blues, do Jazz e do Rock.

Compartilhar

Tags

Outros Posts