Enxertos em tratamentos odontológicos
Postado em 30 de agosto de 2024
Diversas alterações ocorrem na boca ao longo dos anos, como retrações ósseas, bruxismo, fraturas de dentes, cáries, entre outras. Muitos desses problemas podem levar à perda precoce dos dentes. Os implantes osseointegrados são uma das melhores alternativas para substituir dentes ausentes.
Existem diversos tipos de enxertos, entre eles, os enxertos gengivais e os enxertos ósseos. Em algumas reabilitações mais complexas, ambos podem ser utilizados para melhores resultados.
Os enxertos gengivais são utilizados principalmente em áreas estéticas, como dentes anteriores e áreas de sorriso, para restabelecer, na maioria das vezes, volume e altura gengivais dos dentes e implantes, assegurando uma aparência natural. Esses enxertos são removidos da boca do próprio paciente, geralmente do céu da boca, onde há um maior volume de gengiva.
Os enxertos ósseos são os mais utilizados em cirurgias e reabilitações em áreas que necessitam de correções ósseas devido à perda de osso. Eles estão presentes na maioria das cirurgias de implantes dentais e têm diversas origens, como materiais sintéticos, osso bovino inorgânico, porco, osso de banco de ossos humanos e o considerado “padrão ouro” na odontologia, o osso autógeno (removido de áreas do próprio paciente).
A escolha do tipo de enxerto deve se basear na área que precisa ser restabelecida. Para pequenas áreas, geralmente opta-se por osso bovino ou sintético em diferentes espessuras, enquanto em áreas grandes são utilizados enxertos de banco de ossos ou osso do próprio paciente, como fíbula, crista ilíaca, costela, entre outras áreas. Nesse caso, ocorrem dois leitos cirúrgicos: um para remoção do enxerto e outro para a área de reabilitação.
Apesar de muitos pacientes terem dúvidas e receios, os enxertos são muito importantes na odontologia. Tanto o enxerto ósseo quanto o de tecido gengival promovem uma melhor cicatrização dos tecidos, para que os novos dentes fiquem na melhor condição possível, tanto em termos de segurança quanto de estética.
É necessário buscar sempre um bom profissional, tirar todas as dúvidas referentes aos procedimentos e alinhar as expectativas do paciente. Diversas marcas e técnicas disponíveis atualmente promovem resultados cada vez melhores. Portanto, um caso bem planejado certamente deixará o paciente satisfeito.