A diferença entre perder peso e emagrecer

Postado em 8 de maio de 2017

mulher-emagrecer

É difícil de compreender e até mesmo aceitar, mas perder peso e emagrecer são coisas totalmente diferentes. Perder peso é reduzir o número na balança, perder gordura, líquido, massa muscular.
Emagrecer está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. É possível reduzir o peso na balança e engordar. Isso pode acontecer quando a perda de peso aconteceu à custa de perda de massa muscular e aumento de massa gorda decorrente de um mau planejamento dietético acompanhado da falta de exercícios físicos.
E emagrecer sem perder peso também é possível. Nesse caso, o indivíduo com um bom planejamento alimentar somado à prática de atividade física pode estar reduzindo massa gorda e ganhando massa muscular. Mas como identificar se a perda de peso foi proveniente da perda de gordura ou de massa muscular?
O emagrecimento só pode ser verificado através de avaliações mais completas, onde todos os compartimentos corporais são analisados. Isso é feito através de diversos métodos de avaliação de composição corpórea disponíveis no mercado, sendo os mais comuns a avaliação por meio das dobras cutâneas e a avaliação por bioimpedância.
Na avaliação por bioimpedância o paciente passa a ter ideia não só da quantidade de gordura corporal como também da distribuição desta gordura. Trata-se de método de avaliação de alta precisão, não invasivo, rápido e indolor, que fornece os seguintes dados:
– Gordura corporal: peso do corpo que corresponde à gordura;
– Massa muscular: peso do corpo que corresponde a músculos;
– Massa livre de gordura: peso do corpo que corresponde a músculos, órgãos e ossos;
– Água corporal: quantidade de água que compõe o corpo do paciente. Em relação ao peso corporal total, os indivíduos do sexo masculino, geralmente, apresentam índices de hidratação entre 50% e 60%; enquanto as mulheres, entre 45% e 60%. Valores acima destes percentuais podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices inferiores sugerem desidratação.
– Taxa Metabólica Basal (TMB): É a quantidade de calorias que uma pessoa necessita por dia (em 24 horas) em situação basal, isto é, em repouso. A taxa metabólica basal é proporcional à massa magra. Quanto mais massa magra a pessoa possuir, mais calorias ela gastará em repouso e durante a atividade física, o que tornará mais fácil o emagrecimento e/ou a manutenção do peso.
– Análise segmentada de massa magra e massa gorda (quatro membros e tronco);
– Percentual de gordura;
– Valores ideais (metas) de gordura, massa magra, peso total e de taxa metabólica basal.
A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento ou manutenção do peso. Saber nossa composição corporal é ter conhecimento de como está nossa saúde. Um corpo com uma quantidade adequada de massa muscular e gordura corporal é saudável. Se basear somente pelo peso pode não te dizer muita coisa. Hábitos alimentares saudáveis, que equilibram o corpo, são os mais indicados para que, como consequência de um bom funcionamento, a gordura consiga ser utilizada como energia. Se você quer emagrecer de forma saudável e duradoura é importante que alie uma boa dieta a um bom programa de exercícios.
Emagrecimento efetivo é consequência de um organismo que funciona bem, e, ao contrário do que se pensa, é comendo que se emagrece, na hora certa e de maneira adequada, onde adicionalmente se previnem doenças e se alcança o melhor estado de saúde.

Dra. Claudia Sanibal
Contato: 94742-8479
Dra. Monique Leitão
Contato: 94061-7604

Compartilhar

Outros Posts