Dicas para curtir o verão com muita saúde

Postado em 13 de dezembro de 2018

A mais aguardada estação do ano chega no dia 21 de dezembro, trazendo consigo dias de muito sol e céu azul. O verão é o tempo de curtir a vida ao ar livre, de aproveitar a natureza, as praias, piscinas e todas as outras pequenas alegrias da vida. A mais quente das estações é um verdadeiro convite para sair de casa para aproveitar o sol e o calor junto da família e dos amigos.
Mas, como já se sabe, o sol e o calor podem atingir níveis intensos no verão, ultrapassando os limites com os quais nossos corpos estão acostumados a conviver. Além disso, esta estação propicia a proliferação de algumas doenças virais e facilita o contágio por fungos e bactérias presentes em locais públicos. O verão requer alguns cuidados especiais com o corpo e com a saúde – senão, os dias de curtição podem acabar se tornando um grande problema.

Não esqueça da água
Esta recomendação é imprescindível para que o verão seja um período agradável, sem as dores de cabeça, enjoos, febre e fraqueza da desidratação. A transpiração é o mecanismo do corpo para controlar sua temperatura – com as altas temperaturas do verão, é preciso eliminar mais suor para manter a temperatura corporal adequada. O problema é que grandes quantidades de suor eliminam grandes quantidades de líquidos e sais minerais do organismo. Se não ocorrer reposição adequada e suficiente destes líquidos e sais perdidos, o corpo entra em desidratação e o mal-estar é generalizado. Por isso, esteja sempre com uma garrafa de água fresca na mão e beba várias vezes ao dia – busque tomar 2 litros diários.

Adapte o cardápio
O calor do verão interfere no funcionamento de todo o nosso organismo e, por isso, requer algumas adaptações. Com o processo digestivo não poderia ser diferente: as altas temperaturas debilitam a capacidade do organismo de digerir alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, queijos, maionese ou molhos à base de creme de leite. Além disso, todos os alimentos compostos por ovos e leite precisam ser rigorosamente refrigerados, pois o calor aumenta a multiplicação de bactérias capazes de provocar intoxicação alimentar. Para não correr riscos e nem sobrecarregar seu sistema digestivo, faça do verão uma estação livre de gorduras.

Brincar na água é coisa séria
Principalmente para as crianças, a grande atração do verão é se deliciar com longos banhos de mar, rio ou piscina. Estas atrações são muito convidativas nos dias quentes, mas exigem grande dose de responsabilidade: para evitar acidentes e afogamentos, a atenção precisa ser constante. Os pais não devem permitir que crianças menores de 10 anos entrem no mar ou rio desacompanhadas, e as idas à piscina devem ser igualmente monitoradas. Antes de ir à praia ou ao clube, é essencial que os pais orientem as crianças sobre os riscos envolvidos nos ambientes aquáticos e conversem sobre os cuidados obrigatórios a serem tomados ao entrar na água.

Cuide sempre da pele
É impossível curtir o verão sem se expor ao sol. Tomar sol pode ser uma atividade muito saudável – se feita da maneira correta. No verão, o uso de protetor solar é obrigatório o tempo todo, pois este produto é capaz de absorver ou refletir a radiação solar, poupando danos permanentes na pele. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja sempre superior a 30, especialmente em crianças e idosos. Reserve as atividades ao ar livre para os períodos de sol saudável: antes das 10h e após as 16h. Na praia ou na piscina, não dispense a companhia do chapéu ou do guarda-sol.

Compartilhar

Tags

Outros Posts