Como fazer Transformação Digital em minha empresa?

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Nos últimos meses viemos falando sobre as principais ferramentas que as empresas vêm utilizando, e se você perdeu clique aqui e se atualize.
Cibersegurança; Internet das coisas; Visão computacional; Fluxo de tarefas estruturadas; Coletores de dados; Sensores capazes de medir performance de temperatura, de repetição, consumo de energia, medição de produtividade, seja maquinários ou execução humana.
Pode parecer complexo, mas o verdadeiro desafio não está em conhecer cada recurso, e sim em implementá-los na empresa e encontrar profissionais capacitados, geralmente equipes de operações, financeiro e TI, juntas, ou o proprietário em empresas pequenas, com ajuda dos fornecedores, para mapear gargalos e automatizá-los, visando medir produtividade, tornando as demandas mais óbvias. Em qualquer mudança na empresa o maior desafio são as pessoas, e não a tecnologia, isso serve para todas as esferas da empresa.
Seguem alguns princípios para facilitar o início da empresa na transformação digital:
• Explicar à equipe o objetivo e significado da transformação digital, que vai além da tecnologia, envolvendo mudança cultural e organizacional;
• Destacar a necessidade de competitividade, margem e redução de custos, atendimento às demandas dos clientes e eficiência operacional;
• A implementação deve ser liderada pelos líderes de primeiro escalão;
• Promover mentalidade inovadora e adoção de novas tecnologias;
• Enfatizar o papel dos líderes na condução da transformação;
• Listar e explicar as principais tecnologias, como inteligência artificial, automação e big data;
• Ilustrar casos reais de uso dessas tecnologias;
• Apontar desafios, como resistência à mudança e integração de sistemas legados;
• Recomendar acompanhamento profissional especializado para superar desafios, como capacitação de funcionários e consolidação de estratégias.
• Discutir medidas de segurança da informação e conformidade com regulamentações.
• Ilustrar casos de departamentos que alcançaram sucesso na transformação digital, através de métricas como ROI (retorno sobre investimento) e KPIs (indicadores de desempenho), podem fornecer um incentivo tangível para acelerar o processo em outras áreas da empresa.
Em uma perspectiva futura, a transformação digital não acaba, ela “migra de necessidade” dentro da empresa e por isso é um trabalho contínuo e de refinamento, mitigando falhas e levando as empresas à excelência.

Transformação digital: uma carreira em ascensão
Para ser um profissional de transformação digital, desenvolva análise de big data, organização e conhecimento estatístico, e tenha escuta atenta às necessidades de cada área da empresa. Com estas dicas, a Transformação Digital otimiza os recursos existentes, seja melhorando ou adaptando, com investimento reduzido.

Por: Emerson Akiyama
Diretor de Negócios – I8T
Especialista em Internet das Coisas e Visão Computacional
www.i8t.com.br
Contato: (11) 4657-4345
Compartilhar

Tags

Outros Posts