Cinco dicas para praticar esportes sem lesionar o joelho

Órgão sustenta todo o peso do corpo e geralmente passa despercebido no preparo para o exercício físico

Postado em 17 de fevereiro de 2017

Cinco dicas para praticar esportes sem lesionar o joelho

Cinco dicas para praticar esportes sem lesionar o joelho

Para manter o corpo em dia, muitas pessoas optam por praticar atividades físicas de alto rendimento, em especial, aqueles que auxiliam na queima de gordura. Mas o que passa despercebido é a atenção aos joelhos, que sustenta todo o peso do corpo e está propenso a lesões.

Seja artes marciais, corrida, cross fit, dança, futebol ou musculação é preciso atentar-se ao fortalecimento do joelho, uma vez que seu desgaste é resultado de um exercício mal executado ou até mesmo de uma sobrecarga. Para fortalecer e não lesionar o joelho, o ortopedista diretor clínico da SO.U Ortopedia, Dr. Pedro Baches, lista abaixo cinco dicas para incluir em sua rotina:

Siga as instruções de um profissional do segmento esportivo;

Escolha o calçado mais confortável e procure por modelos com amortecedor. Já as mulheres devem evitar o uso do salto alto para não causar encurtamento da musculatura da panturrilha;

Controle o seu peso! Estar em dia com a balança é essencial para reduzir o risco de artrose, por exemplo, no joelho;

Manter um treinamento específico e distribuir a carga nas diferentes articulações auxilia no fortalecimento dos membros inferiores;

Fortalecer o joelho e o quadril para não dissipar a sobrecarga do peso.

 

Sobre o Dr. Pedro Baches Jorge

O Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Membro Fundador do Núcleo de medicina esportiva do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica  e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

 

Compartilhar

Outros Posts