Arquitetura de interiores e decoração

Francisco Lopes dá dicas importantes na hora de contratar um projeto para sua casa

Postado em 8 de dezembro de 2022

Seja começar do zero ou reformar, a execução de uma obra nunca é tarefa fácil. São muitos detalhes, principalmente quando está no estágio do acabamento e decoração.
Existem diversas etapas a serem cumpridas para que a obra saia de acordo com o planejado e esperado. A arquitetura de interiores geralmente é associada à estética dos espaços, sendo considerada a responsável por deixar os ambientes mais belos e sofisticados.
O Arquiteto Francisco Lopes explica que a arquitetura de interiores abrange toda parte bruta do acabamento fino da obra, ou seja, revestimentos, as bancadas, pisos etc. Já a decoração envolve cortinas, tecidos, mobiliários soltos, lustres, dentre outros.
Seja o estilo clássico ou contemporâneo, Francisco não segue tendências, mas sim tem seu estilo próprio que se adapta à necessidade do cliente a cada projeto. Com isso ele salienta que fugir de tendências da moda é importante nesse processo, principalmente em pontos de custo alto, como marcenaria.
“Por exemplo, hoje está em alta utilizar a cor roxa, daí você projeta o armário de uma cozinha todo nesta cor. A pessoa vai amar nos primeiros meses, mas depois não vai querer mais olhar para a cozinha”, explica o arquiteto.
Neste sentido, ele aconselha, quando se quer seguir “a moda” é não apostar em grandes móveis, mas em pequenos objetos, como almofadas, itens de decoração que podem ser trocados depois de algum tempo.
Outro ponto a ser avaliado na elaboração do projeto é saber quem irá frequentar o local, se têm crianças, pets etc. Por exemplo, se você tem um gato branco, não pode escolher um tecido de veludo preto para o sofá, ou terá uma “briga constante com os pelos”. Francisco ressalta que hoje, com a tecnologia da arquitetura em 3D, é possível apresentar ao cliente o projeto de forma bem fidedigna ao que será entregue, com as texturas nas paredes, os móveis etc.

Escolha dos materiais
O aspecto estético e funcionalidade precisam andar juntos no projeto, sendo assim é imprescindível avaliar o custo-benefício dos materiais utilizados, classificando quais valem a pena e qual é o melhor para cada espaço de acordo com o seu uso.
Francisco explica que hoje no mercado existem vários produtos que podem ser substituídos e terão o mesmo efeito, mas com valores mais acessíveis. “Hoje temos vários produtos de pedra para que você possa fugir do granito tradicional. Tem porcelanatos em grande tamanho, por exemplo, que você consegue repaginar um banheiro todo parecendo que você tirou de lote de pedra, e tudo isso sem se preocupar em ter que ficar impermeabilizando, tendo manutenção. Temos várias opções no mercado que são fiéis ao natural, com uma qualidade absurda e preço muito melhor”, salienta.
Francisco acrescenta que todos os ambientes da casa devem ser úteis, afinal, ninguém está com tempo nem disponibilidade para gastar em algo que não terá serventia posteriormente. “Todos os ambientes da casa, por mais sofisticada que seja, eles têm que ser muito funcionais, para se morar de verdade, para receber pessoas de verdade”, finaliza.
Vai reformar ou decorar, conte sempre com a ajuda de um profissional que te orientará em todas as etapas do processo, desde o custo-benefício de cada material até os detalhes para organizar cada espaço.

Serviço
Francisco Lopes – Arquitetura e Interiores
Estrada de Santa Isabel, 1577 – sala 1 – Arujá

Telefone:
(11) 4652-6702

WhatsApp:
(11) 97624-0382

Facebook:
@Francisco Lopes
@Francisco Lopes Arquitetura E Interiores

Instagram:
@franciscolopes408

Fotos: Pessoais – Adriana Rebouças. Obra – Rubens Campo.
Projeto arquiteto: Francisco Lopes
Compartilhar

Tags

Outros Posts