Ressignifique sua rotina de trabalho
Postado em 27 de agosto de 2025

Customizar o próprio trabalho significa adaptar suas tarefas, ambiente e processos para que se alinhem melhor com seus interesses, habilidades e objetivos, tornando o trabalho mais significativo e produtivo.
Conheça o job crafting (“elaboração de trabalho”), conceito que ajuda a dar um novo significado às suas atividades sem precisar recorrer a uma possível saída.
No mundo do trabalho atual, a satisfação virou um dos maiores focos quando se fala sobre carreira. E não é à toa: diversos estudos mostram que, quanto mais satisfeito você está, mais produtivo se torna. A ciência prova: ser feliz no trabalho tem tudo a ver com alcançar resultados incríveis. Foi lá em 2001 que duas pesquisadoras americanas, Amy Wrzesniewski e Jane Dutton, criaram o conceito de job crafting — que, basicamente, é quando o trabalhador dá uma repaginada no próprio emprego. Em outras palavras, é um “artesanato” para tornar o trabalho mais interessante, melhorar os relacionamentos com os colegas e, claro, conseguir melhores resultados. No fundo, o job crafting é sobre dar um sentido maior para o que você faz — sem ficar esperando que a empresa faça isso por você.
Em um estudo que elas fizeram com trabalhadores de um hospital nos Estados Unidos, mostraram que a percepção das pessoas sobre seu trabalho variava bastante. Algumas viam como uma rotina sem graça, enquanto outras entendiam que estavam realmente ajudando a melhorar a vida dos pacientes. E quem teve essa visão mais positiva foi capaz de transformar o trabalho por meio do job crafting. O resultado? Aqueles que deram mais significado ao que faziam se sentiram mais felizes e, além disso, foram mais produtivos.
Mais do que uma estratégia mental, o job crafting também é sobre reorganizar suas atividades para alcançar melhores resultados. No universo corporativo, todo mundo já ouviu falar da famosa expressão “fazer mais com menos”, que muitas vezes se traduz em sobrecarga de tarefas e escassez de recursos. O job crafting entra aí, ajudando a criar alternativas para enfrentar esses desafios. Quem busca significado no trabalho e pensa em maneiras de melhorar resolve problemas de forma criativa e estabelece parcerias para implementar suas ideias.
Exemplo prático: um técnico de TI pode começar a ver o seu trabalho não apenas como o de responsável por garantir o funcionamento e a segurança dos recursos tecnológicos, mas também como uma oportunidade de ajudar a equipe a otimizar seus fluxos de trabalho e aumentar a produtividade. Ele pode começar a se envolver em processos de treinamento e workshops para ensinar outros colaboradores sobre a melhor maneira de usar a tecnologia disponível.
Objetivo: alterar a percepção sobre o trabalho, de uma tarefa simples para uma função estratégica que impacta positivamente o restante da organização.
Quanto mais você desenvolver essa habilidade, mais preparado estará para o futuro incerto e volátil do mercado de trabalho. Afinal, a carreira hoje não é mais aquela sequência linear de cargos e promoções. Agora, é uma jornada de experiências significativas que se acumulam com o tempo. Nesse novo modelo, a construção da carreira está em suas mãos, e não nas mãos da empresa. Na era do protagonismo, estar sempre em busca de novas formas de melhorar seu trabalho, sua rotina e sua motivação será o diferencial para profissionais de todas as áreas.
Leia outros assuntos do mundo da contabilidade no site da Gênesys.





