Hipercubo um colégio autenticamente bilíngue
Postado em 26 de fevereiro de 2025






A partir de um modelo de educação positiva, que tem uma abordagem que visa o desenvolvimento socioemocional dos alunos, por meio de um ensino que valoriza o respeito, a empatia e a autonomia, o Colégio Hipercubo carrega desde sua fundação, até hoje aos 10 anos de absoluto sucesso, os seguintes valores: “Verdade, Transparência e Inclusão”, o que nesse tempo tem sido sua bandeira. Idealizado pelas educadoras Iná Sanches e Gabriela Sanches, e somando a essa parceria, o diretor Paulo Volpi, esses educadores trazem em suas bagagens mais de 30 décadas de experiência na área do ensino, e se aplicam com afinco naquele que seria o modelo ideal com o qual sempre sonharam. E que até o momento tem dado muito certo.
Começaram pequenos, com algumas dezenas de alunos e, rapidamente, mudaram-se para um espaço maior que abriga em sua capacidade máxima 260 alunos. Neste segundo semestre, um moderno campus educacional, já em fase final de construção, e estará pronto para receber mais de 500 alunos, com uma completa e ampla infraestrutura de esportes, lazer, restaurante, laboratórios — contando com um time de profissionais certificados, treinados e preparados para oferecer aulas envolventes com metodologias ativas em todos os ciclos educacionais. “Nossa demanda estava muito grande e sentimos que era a hora de expandirmos nossos sonhos”, conta Iná, com orgulho.
O que faz a diferença no Hipercubo é a transparência e a verdade com as quais alunos, professores e familiares são tratados. “Temos câmeras ininterruptas, que dão total acesso aos pais, e estamos sempre prontos para ouvir suas dúvidas e sugestões. Aqui, todos são tratados com o mesmo nível de respeito mútuo: professores, colaboradores, alunos, pais que fazem parte da “Família HYPER”. Isso cria um ambiente de amor e respeito real. Ninguém se sente excluído, todos são reconhecidos pelo seu valor. Acreditamos que esse olhar humanizado é o modelo correto para vivemos em sociedade”, afirma Paulo.
Ser bilíngue de fato!
Vale destacar que há uma grande diferença entre um colégio bilíngue e aqueles que têm um “programa bilíngue”. “Existe uma Deliberação publicada pelo MEC, em setembro de 2020 (Deliberação CEE – 190/2020), na qual regras foram estabelecidas para serem aplicadas pelos colégios que optaram por serem, de fato, bilíngues. Existe uma carga horária obrigatória de aulas ministradas totalmente em inglês, porém seguindo a BNCC, ou seja, 50% Matemática, 50% Math; 50% História, 50% History; 50% Português, 50% Language, entre outras, e esse método deve ser aplicado desde os bebês até o ensino médio”, explicou Iná.
Além disso, provas periódicas são aplicadas, seja a título de “treinamento” ou como avaliações efetivas, cujo resultado estabelece o nível de aprendizado, do A1 até o B2, de acordo com o CEFR (Common European Framework for Languages). “Esse nível certifica o aluno a trabalhar ou estudar fora do país, garantindo que o idioma está fluente, além de ser obrigatório na escola bilíngue”, diz Paulo.
Centro de Estimulação HYPER
Sempre inovando e contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais da educação e saúde, o Hipercubo formará, em sua nova sede, um grupo voltado para os alunos superdotados — mesmo aqueles que estudam em outros colégios — que receberão aulas especiais em vários campos de aprendizagem. “Temos aqui em nosso colégio esses alunos e estamos abertos para receber outros que queiram integrar nosso grupo. Estamos seguros de que é através dessas iniciativas, que já ocorrem em outros países, despontarão verdadeiros talentos que vão brilhar mundo afora”, afirma Iná.
WhatsApp:
(11) 94249-3943
Telefone:
(11) 2391-1979
Rua Nossa Senhora de Lourdes, 300 – Pq. Nossa Senhora do Carmo – Arujá





