A polêmica diante da escala 6×1

Entenda como são as jornadas de trabalho nas dez maiores economias do mundo

Postado em 10 de dezembro de 2024

Diante da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 – ou seja, uma folga a cada seis dias de trabalho –, surge a proposta de uma jornada de até 36 horas semanais, sem alteração na carga máxima diária de oito horas. Isso permitiria o modelo de quatro dias de trabalho por semana.
Vale ressaltar que, atualmente, a jornada de trabalho padrão no Brasil é, de acordo com a CLT, de oito horas diárias e 44 horas semanais, com direito a pagamento adicional para horas extras.
Alguns estudos fazem relação entre os avanços tecnológicos e o aumento da produtividade dos profissionais, o que pode permitir jornadas de trabalho mais curtas, dependendo da empresa, do setor e da função.
Com o apoio da tecnologia, empresas e governos ao redor do mundo têm testado e implementado semanas de trabalho reduzidas nos últimos anos. Na Alemanha, por exemplo, 73% das empresas que participaram de um teste da semana de quatro dias ao longo de 2024 desejam continuar com o modelo. O piloto demonstrou manutenção da receita das companhias em menor tempo de trabalho, o que indica maior produtividade, além de melhores índices de saúde e bem-estar.
Já a China, segunda maior economia mundial, é conhecida pelas longas jornadas. No país asiático, a média semanal é de 48,8 horas de trabalho, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas. Essa carga horária tem diminuído gradativamente, mas, como partiram de uma condição muito mais severa que outros países, a jornada ainda permanece elevada. Essa questão está intrinsecamente ligada às políticas e processos legais chineses.
O tribunal superior do país passou a notificar empresas que implementam o regime conhecido como 996 – trabalho das 9h às 21h, seis dias por semana. Nos últimos anos, os jovens chineses têm protestado contra essa cultura de longas jornadas de trabalho.
Na contramão da tendência global de reduzir a semana de trabalho, a Samsung anunciou neste ano que ampliará a carga horária de seus executivos. Líderes de todas as unidades da empresa trabalharão seis dias por semana, podendo escolher entre sábado ou domingo como folga. Na Europa, a Grécia também adotou a semana de seis dias de trabalho neste ano.
Confira, a seguir, as cargas horárias das dez maiores economias do mundo (projetadas pelo Fundo Monetário Internacional – FMI):
Estados Unidos: Oito horas diárias / 40 horas semanais.
China: Oito horas diárias / 40 horas semanais. Limite de 36 horas extras por mês.
Alemanha: Oito horas diárias / Até 48 horas semanais. A extensão para 10 horas diárias é permitida, desde que a média em um período de seis meses não ultrapasse oito horas por dia.
Japão: Oito horas diárias / 40 horas semanais
Índia: Nove horas diárias / Até 48 horas semanais. Existem regulamentações para horas extras que podem variar entre estados e setores.
Reino Unido: Oito horas diárias / 48 horas semanais. É possível trabalhar mais tempo durante um dia ou semana, desde que a média durante 17 semanas seja inferior a oito horas por dia e 48 horas por semana.
França: Sete horas diárias / 35 horas semanais. A jornada pode ser estendida para até 10 horas diárias, desde que não ultrapasse um máximo de 48 horas em uma semana (ou 44 horas semanais em média ao longo de 12 semanas).
Brasil: Oito horas diárias / 44 horas semanais
Itália: Oito horas diárias / 40 horas semanais. Limite máximo de 48 horas semanais, incluindo horas extras. São exigidas 11 horas consecutivas de descanso diário.
Canadá: Oito horas diárias / 40 horas semanais
Diante dos dados apresentados, podemos concluir que a discussão sobre o assunto é bastante complexa, pois envolve variantes como tecnologia, cultura, renda, desenvolvimento do país, entre outros fatores. Será necessário um bom tempo para que as devidas adequações sejam implementadas.
Desejamos a todos um excelente final de ano com muita paz, alegria, saúde e sucesso. Nos encontramos na próxima edição!

Por: Vandré Rodrigues
VR Consultoria e Gestão Contábil
Fone: 11 4651-2778 / 11 97087-6365
Compartilhar

Tags

Outros Posts