O mais longo eclipse do século ocorre nesta sexta

Postado em 26 de julho de 2018

Ao anoitecer da próxima sexta-feira (27/07), a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra e por isso não será clara e brilhante, como são as Luas cheias. A Lua cheia ficará escurecida em tons de marrom ou avermelhado, é daí que veio a expressão “Lua de sangue”. O tom avermelhado (de “sangue”) ocorre naturalmente por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Quando esta interação ocorre no fim da tarde, ao entardecer, os raios de sol estarão interagindo com a camada mais baixa da atmosfera terrestre, que tem muitas partículas que “espalham” os tons de vermelho.

Eclipse é visível em todo o Brasil

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, considerado o mais longo do século, mas, não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada. Depois, veremos os segundos eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua.

Esse será o eclipse mais longo neste século, o que significa o maior tempo com Lua na penumbra da Terra, que será de 1h42min57s. Mas o tempo total das fases visíveis no Brasil será de pouco mais de 3 horas.

O professor Marcos Calil, coordenador científico do NOC (Núcleo de Observação do Céu), em Santo André, explica que, ao anoitecer de sexta-feira, grande parte do Brasil verá a Lua nascendo no momento do eclipse total e depois verá um eclipse parcial e um penumbral. Somente o extremo oeste do Brasil (Acre) e extremo oeste da Amazônia irão ver apenas o eclipse parcial, onde a Lua irá nascer no horizonte no momento do eclipse parcial.

Para qual lado do céu devo olhar?

No fim da tarde, fique de costas para o lado onde o Sol se põe. Na sua frente estará o lado que a Lua vai aparecer no horizonte. Mas preste atenção para que não tenha prédios na sua frente, que possam atrapalhar a visão da Lua.

Qual o horário do eclipse?

No Brasil, vamos começar a apreciar apenas depois das 17 horas (horário de Brasília), quando a Lua estiver aparecendo no horizonte.

O professor Marcos Calil fez um “roteiro” do que se verá do eclipse, e a que horas, para quem estiver na região da Grande São Paulo.

14h14min – Início do eclipse penumbral (não visível no Brasil).

15h24min – Final do eclipse penumbral e início do eclipse parcial (não visível no Brasil).

16h30min – Final do eclipse parcial e início do eclipse total (não visível no Brasil).

17h21min – Máximo do eclipse total (no Brasil, visível somente em Fernando de Noronha, sendo que por lá será 18h21min por conta do fuso horário).

17h38min – Nascer da Lua na cidade de Santo André e cidades vizinhas (São Paulo, São Bernardo, São Caetano, Diadema, etc.).

17h41min – Melhor momento de observação do eclipse total no Grande ABC e São Paulo.

18h13min – Fim do eclipse total e início do eclipse parcial (visível em quase todo o Brasil, incluindo São Paulo).

19h19min – Fim do eclipse parcial e início do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil).

20h28min – Fim do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil).

Horários do eclipse na sua cidade

O site www.timeanddate.com/eclipse/ é uma ótima referência para saber como o eclipse lunar total ocorrerá em qualquer local do planeta. A consulta é fácil e rápida. Escreva o nome da sua cidade (place or country) no campo de pesquisa (search) e terá todos os detalhes. O site é todo em inglês.

O professor Marcos Calil e o NOC farão a transmissão ao vivo do evento a partir das 14h30 (Brasília).
Você poderá acompanhar no link:
https://www.youtube.com/channel/UCMHRJ_hJvEWZqrk1bKpd6cw
Compartilhar

Tags

Outros Posts