2025 e as mudanças tributárias

Como preparar sua empresa para um "novo cenário fiscal"

Postado em 10 de dezembro de 2024

O Brasil e o mundo estão em constante evolução, exigindo atenção redobrada dos empresários e profissionais da contabilidade. Logo, o tema surge como uma oportunidade para modernizar processos e ganhar competitividade no mercado. Existem vários cenários a serem analisados, mas apresento alguns pontos para serem considerados e aplicados em 2025.
A reforma tributária brasileira, em discussão há décadas, avançou significativamente nos últimos anos, culminando na promulgação da Emenda Constitucional 132, em dezembro de 2023. Essa emenda estabelece as diretrizes para a criação de um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), visando simplificar e modernizar o sistema tributário nacional.

Reforma tributária e seus impactos:
Faça uma análise das propostas mais recentes da reforma tributária e como elas podem alterar a tributação sobre consumo (como IVA ou CBS) e renda.

Digitalização do sistema tributário:
Destaque para o avanço da Receita Federal no uso de tecnologia, como e-Social, e-Financeira e inteligência artificial para fiscalização.
Aumento do Papel e da Responsabilidade Tributária dos Contadores:
As novas regras e mudanças reforçam a necessidade de atualização contínua e uso de ferramentas modernas. A contabilidade desempenhará um papel estratégico como consultor tributário, além de todas as suas funções agregadas.
Tributação Sustentável e ESG (ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança):
Oportunidades como benefícios fiscais podem ser aplicados a empresas que adotem práticas sustentáveis, como redução de emissões de carbono ou geração de empregos verdes.

Dicas práticas para empresários em 2025:
Buscar consultoria especializada para planejamento tributário estratégico.
Adotar softwares de gestão tributária.
Revisar periodicamente o regime tributário da empresa, considerando o acúmulo de faturamento e crescimento da mesma.
Devemos encarar as mudanças tributárias não como obstáculos, mas como oportunidades para otimizar custos, melhorar a gestão financeira e promover o crescimento empresarial em um ambiente mais estratégico.
Em resumo, a reforma tributária brasileira representa um passo significativo rumo à modernização do sistema fiscal, com potencial para padronizar a tributação sobre o consumo e promover um ambiente de negócios mais eficiente. No entanto, sua eficácia dependerá da implementação cuidadosa das propostas e da capacidade de adaptação dos diversos setores envolvidos.
O conhecimento gera segurança diante das mudanças e adversidades. Então, não deixe seus negócios para depois, faça as validações necessárias já em 2025.
Caro leitor, aproveito para desejar um ótimo e abençoado novo ano repleto de prosperidade.

Leia outros assuntos do mundo da contabilidade no site da Gênesys.

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
www.genesyscontabil.com.br
Fone: 4655-4860
Compartilhar

Tags

Outros Posts