Como posso ajudar meu filho a melhorar na escola se eu mesmo tenho dificuldades?

Postado em 5 de dezembro de 2022

Não é incomum que esta angústia alcance meus ouvidos enquanto fonoaudióloga. Não poucos pais-responsáveis se sentem incapazes de ajudar seus filhos por perceberem em si dificuldades similares ou até maiores do que o pedido de ajuda que trazem.
A fala e a escrita são expressões humanas de conexão de ideias com o meio em que se está inserido e qualquer dificuldade de expressão deve ser vista e conduzida de forma intencional, assertiva e gentil. Seja com a criança, ou seja com o adulto, a pergunta que não quer calar é: Como posso (me) ajudar?
A fonoaudiologia é a ciência da saúde que se ocupa em estudar, tratar e prevenir disfunções que afetam a capacidade de comunicação em suas mais diversas formas. Na escola, o profissional fonoaudiólogo exerce importante papel na equipe nas áreas de linguagem oral, escrita, voz, fluência, articulação da fala, função auditiva (rastreio) e até na função de deglutição.
As alterações na fala mais comuns englobam dificuldades de dicção/articulação, memorização de palavras e defluências comuns e gagas. Defluência comum são aquelas naturais a qualquer falante, já nas defluências gagas existem movimentações corporais, bloqueios, prolongamentos, repetições, pausas (maiores que 3 segundos), intrusão (palavras fora de contexto) e tantas outras. Na escola, temos crianças que podem apresentar dificuldades na fala entre seus 2 ou 3 anos e meio; neste caso a indicação de terapia com o fonoaudiólogo é definida a partir de alguns critérios, que podem te ajudar a perceber também se as dificuldades que você ou algum dependente seu possuem precisam de ajuda especializada, perceba:
Intensidade: as alterações na fala são muito fortes, relevantes ou incômodas?
Frequência: estas alterações acontecem sempre? Ou de vez em quando? Se de vez em quando, em que momentos surgem e como posso evitar que aconteçam?
Duração: esta alteração na fala acontece faz muito tempo? Teve alguma melhora e depois piorou ou nunca teve variação alguma? Se melhorou em algum momento, o que aconteceu para que melhorasse?
Prejuízos: esta dificuldade na fala está trazendo algum tipo de prejuízo, social, educacional, financeiro ou outro que justifique a diminuição de algum prejuízo?
Levando em conta estes critérios, ocorre então a indicação de acompanhamento especializado.
No ambiente escolar, buscamos junto à equipe de professores, orientar e intervir preventivamente para que pequenas alterações sejam contornadas e manifestações iniciais não se tornem graves com o tempo. Se forem identificadas dificuldades, o acompanhamento formal é indicado com muito mais critério e agilidade.
Se você é adulto e percebe também que sua fala poderia/deveria ser um pouco melhor, coloco aqui três dicas para ajudar você a se ajudar e a ajudar a pessoa que você conhece:
1) Os músculos e outras estruturas da sua face estão em boas condições de expressão/execução? Língua presa ou solta demais, lábios “moles”, bochechas caídas, dentes com oclusão ruim ou ausentes, dentre outras características.
2) Sua respiração, audição ou voz estão saudáveis e com bom potencial de resposta para a comunicação?
3) Seu repertório de palavras, vocabulário e seu nível de exposição a novos conteúdos favorecem a organização da sua fala? Às vezes os meios eletrônicos e a pouca exposição a estilos de escrita e fala diferentes podem comprometer em algum nível a criatividade na fala.
Sobre as medidas práticas no dia a dia: procure mastigar dos dois lados na boca; respire de forma profunda intencionalmente em alguns momentos do dia; brincadeiras que movimentem a língua, os lábios e as bochechas, como trava-línguas e canto, podem favorecer, e muito, sua melhor forma de falar, seja você adulto ou criança.
No colégio bilíngue Hipercubo, a assessoria e acompanhamento fonoaudiológico são um diferencial no desenvolvimento das crianças e seus familiares, acreditamos verdadeiramente que a união de saberes pode formar falantes mais inteligentes, críticos e gentis em sua comunicação. Sou Tamara Drumont, Fonoaudióloga desde 2007, mãe de 3 filhos lindos e aqui uma comunicadora que desejou nestas linhas melhorar a sua fala e a fala de quem você ama.

Por: Tamara Drumont
Fonoaudióloga desde 2007 – Especialista pela Santa Casa de SP – desde 2010. Tamara é Master
Coach, atua na educação desde 2012 e atua no Colégio Bilíngue Hipercubo desde 2020.
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