Programação para reforma e decoração do seu imóvel

Postado em 26 de outubro de 2022

Na hora de pensar em reformar uma casa ou adaptar o apartamento entregue pela construtora, você deve seguir algumas etapas para evitar surpresas desagradáveis.
O ideal é que esse projeto una arquitetura e decoração simultaneamente para um resultado ideal. E que o cliente tenha um real valor do investimento que ele disponibiliza pra isso, para que possam ser feitas interações no imóvel e escolha de acabamentos dentro do orçamento disponível. Mas prepare-se, você sempre acabará gastando mais porque irá se encantar por um revestimento mais caro, ou aumento de custos constantes que estão ocorrendo em materiais de acabamento e mão de obra.

Programa de necessidades
O ideal é buscar um profissional para expor todas as necessidades dessa família.
Hábitos e necessidades de maneira o mais transparente possível, para que dessa forma o profissional possa desenvolver um projeto que atenda todos os anseios do cliente.
A fórmula ideal é que caminhem juntos o projeto de arquitetura, arquitetura de interiores e decoração.
No caso residencial, a alteração de 60 cm de uma parede, ou a mudança do local de janelas para obter ventilação cruzada, pode fazer total diferença.
Já em apartamentos, a alteração de 67 cm de uma porta pode dar a espaço a um metro a mais de armário.

Mãos na massa
Quando se trata de reforma residencial o ideal é que o profissional tenha uma boa noção de estrutura, pois não podemos sair quebrando de qualquer maneira, com o risco de termos danos à segurança; no caso de reformas mais radicais, onde teremos que mudar um pilar, o ideal é trabalhar com o auxílio de um profissional de engenharia, que certamente teremos um resultado ideal, gerando segurança e economia na obra. Na hora da execução você já deve ter tudo definido: alteração de revestimentos, marmoraria, marcenaria, gesso, iluminação, alteração de pontos elétricos e hidráulicos, pontos de ar condicionado, layout de mobiliário, pois se estiver estabelecido um sofá de 2m ele não poderá vir com 2,20m. Principalmente no caso de apartamentos cada vez menores, é de extrema importância respeitar a medida de móveis soltos, tapetes, entre outros.
Com todos esses projetos em mãos, só tomar coragem e iniciar. Todo esse investimento valerá a pena para melhor qualidade de vida, conforto e bem estar de sua família.

Projetos: Francisco Lopes
Fotos: Rubens Campos
Por: Francisco Lopes
Arquiteto e designer de interiores
Contato: (11) 97624-0382
Compartilhar

Tags

Outros Posts