Prática de musculação na terceira idade é benéfica

Postado em 27 de novembro de 2019

Em 2018 o número de idosos (acima de 60 anos) no Brasil alcançou a marca de 28 milhões de pessoas. A estimativa é que esse número aumente consideravelmente até 2042, chegando a 57 milhões de idosos. Foi-se o tempo que o idoso era aquele senhor que ficava jogando dominó na praça ou da senhora que fazia crochê assistindo a todas as novelas da televisão. Hoje o idoso é ativo, prioriza a saúde e as atividades de lazer.
Com esse novo perfil do idoso, muda também a expectativa de vida do brasileiro, que pode viver melhor e com uma melhor qualidade de vida. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro chegará a 80 anos de idade em 2040.
A preocupação pela qualidade de vida passou a ser fundamental e isso é notado também pelo aumento da procura de idosos nas academias do país. Segundo a Associação Brasileira de Academias – Acad Brasil, o percentual de idosos que se matricularam em uma academia passou de menos de 5%, no início da década passada para 30% na atualidade.
O empresário Carlos Roberto Madalosso (72 anos) desconhecia a prática de atividades físicas até seus 55 anos. “Comecei caminhando no parque, participei de grupo de corrida e hoje pratico regularmente musculação 3 vezes por semana e natação nos outros dois dias”, conta. Segundo Madalosso, o principal benefício foi melhorar a qualidade de vida e a qualidade do sono, frequentando médicos apenas para rotina e não mais por problemas de saúde.
Os exercícios físicos devem ser praticados a vida toda, indiferente da idade. Segundo o gerente da Companhia Athletica de Curitiba, Luiz Otávio de Almeida, no caso de alunos da terceira idade com doenças crônicas, os exercícios – diferente do que se pensa – são imprescindíveis e obrigatórios, pois garantem uma qualidade de vida satisfatória além de aumentar a expectativa de vida. “Não existe uma obrigatoriedade quanto a qual atividade física realizar, pois os exercícios físicos estão sempre relacionados a cada indivíduo, mas podemos afirmar que a musculação ou exercícios de fortalecimento são obrigatórios, pois com a idade tendemos a perder muita massa muscular, também temos exercícios de alongamento e exercícios com estímulos aeróbios e cardiovasculares”, explica Luiz.
Os benefícios da musculação para a terceira idade são muitos. Vão desde os aspectos funcionais a metabólicos como: ganho de massa muscular, melhoras da independência em atividades diárias, diminuição de dores musculares, melhora de perfil lipídico, melhora da pressão arterial, melhora dos indicadores de diabetes, melhora de equilíbrio e da qualidade de vida. “Os exercícios físicos irão garantir uma velhice mais saudável e feliz, pois vai garantir com esta pessoa seja independência em suas atividades diárias, onde muitas pessoas da terceira idade tem as maiores perdas em sua vida”, salienta.

Compartilhar

Outros Posts